Diarinho Titulo Provas
Enem: o que é?
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
11/10/2009 | 08:00
Compartilhar notícia


Não adianta. Mais cedo ou mais tarde sua hora vai chegar e você vai passar por um batalhão de provas, entre elas, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O teste avalia o aluno, serve como porta de entrada para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e ajuda a somar pontos para a faculdade.

Além do adiamento da prova (veja mais abaixo), neste ano a galera foi surpreendida com a mudança na estrutura do Enem. Agora são 180 testes divididos em dois dias, mais a redação (antes eram 63 e a redação em um dia). O novo Enem é estruturado na metodologia da Teoria da Resposta ao Item, ou seja, cada questão tem um valor de acordo com as dificuldades. Por isso, é melhor pensar antes de chutar.

A medida tomada pelo Ministério da Educação tem o intuito de o exame substituir os vestibulares em até três anos, seja como única forma de ingressar na universidade ou como complemento da primeira fase.

"Antes, o aluno precisava ter boa interpretação e usar o raciocínio para ir bem na prova. Agora terá de estar ligado a conteúdos muito similares ao de vestibular, que une de Português a Biologia, além de atualidades", explica Alberto Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo.

Por essa razão, ele acredita que o estudante deve se dedicar mais. "Como a prova está mais extensa, é preciso atenção na leitura das questões, mas sem perder a noção do tempo." Para o coordenador, é importante que alunos do segundo ano também realizem o teste como treineiros. O Ministério da Educação, porém, recomenda que só os matriculados no terceiro ano façam a prova e os mais novos fiquem de olho no gabarito ou façam os testes preparados pelas escolas.

ADIAMENTO -  O Enem - que reunirá cerca de 4 milhões de alunos, sendo 79.598 só do Grande ABC - foi adiado no dia 1º deste mês por suspeita de fraude e vazamento do conteúdo. As novas datas passaram a ser 5 e 6 de dezembro.

Por essa mudança, algumas universidades, como USP e Unicamp, não vão mais considerar a nota do exame em seus vestibulares, que acontecem antes do Enem.

Dicas para ir bem

Vai prestar? Confira algumas dicas de Alberto Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo:

- Encare o estudo com prazer. Quanto mais conhecimento, melhor será o desenvolvimento intelectual.

- O exame foi adiado para dezembro. Mesmo assim, o ritmo de estudo deve ser mantido, afinal, os vestibulares estão aí.

- Estude o máximo que puder. Isso não quer dizer para ficar se matando até altas horas, o que não faz nada bem. Todos conhecem os seus limites.

- Dormir cedo é fundamental para descansar a mente.

- Não fique concentrado apenas nos livros. Ler jornais, revistas e acompanhar os noticiários na TV e internet é fundamental.

- No dia da prova, saia com antecedência de casa para não correr o risco de ficar preso no trânsito.

- Ao fazer a prova, tenha paciência e interprete bem as questões.

- Se não sabe uma pergunta, passe para a próxima.

Vale a pena se dedicar 100% - Dedicação é a palavra que define Vitor Onias, 17, que está no terceiro ano do colégio Pueri Domus, em Santo André.

Sua rotina não é nada fácil. Ele fica na escola de segunda a sexta, das 7h às 19h (para repor as aulas perdidas por causa da gripe suína no começo de agosto), faz simulados baseados no Enem e estuda em casa. Aos sábados, frequenta cursinho preparatório para Medicina.

"Desde o ano passado estou me preparando; fiz o treineiro do Enem e de vestibulares e agora espero um bom resultado", acredita o garoto, que ficou surpreso com o adiamento da prova, mas vai continuar se dedicando. Com toda essa maratona de estudo, Vitor ainda arranja tempo para se divertir. "É só ter disciplina que tudo se resolve", garante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;