Esportes Titulo Jogos Abertos
'Torpedo argentino' volta a disparar

Campeão por São Caetano e São Bernardo, Rodrigo Emanuel Mendieta representa Assis nos Jogos Abertos

Do Diário do Grande ABC
11/10/2009 | 07:19
Compartilhar notícia


Rodrigo Emanuel Mendieta possui uma história bem definida nos Jogos Abertos do Interior. Em 2001, quando defendia São Caetano, barbarizou nas provas de velocidade da competição e ganhou o apelido de Torpedo Argentino. Dois anos depois, em Santos - já por São Bernardo -, voltou a fazer das suas e, em dupla como Marcos Vinicius, o Mancha, venceu todas as provas daquele ano e deu à cidade o primeiro lugar da modalidade.

Mendieta competiu por São Bernardo até 2007, quando se desentendeu com os dirigentes esportivos do município. Agora ele volta ao Grande ABC, mas correndo por Assis, cidade que defende desde o ano passado.

O argentino ainda recorda-se do tempo em que dava as suas pedaladas pela região e era comandado pelo técnico José de Carvalho, que morreu em 2007. "Existem equipes e ciclistas muito fortes no Grande ABC, principalmente em São Caetano e São Bernardo." Embora tenha compromisso com as equipes nacionais, Mendieta disputa o circuito europeu de ciclismo e vem ao Brasil apenas para disputar os Jogos Regionais e Abertos. "O nível na Europa é muito alto, bem acima do encontrado por aqui. Lá são muitas provas e quase não há tempo para treinar. Assim, o ciclista adquire muito mais ritmo. No Brasil são poucas corridas".

Resultados - Ontem foi realizada a prova de velocidade individual e São Caetano subiu duas vezes no pódio. Mancha, foi o campeão e Fernando Firmino o terceiro colocado. Vanderlei Gonçalves, de São José dos Campos, ficou em segundo.

 Hoje, a partir das 8h, será realizada a prova de critério por pontos. A Avenida Kennedy ficará interditada nos dois sentidos.

Portadores de necessidades especiais abrem a modalidade

Começam hoje as provas de natação dos Jogos Abertos do Interior, em São Caetano. no primeiro dia de provas, que cai na água são os atletas PPD (portadores de necessidades especiais). A partir de amanhã, a piscina do complexo Lauro Gomes deverá receber alguns dos principais nadadores do País, muitos deles com participações e Jogos Olímpicos e Campeonato Mundiais.

A delegação de Santos, representada pela Unisanta (Universidade Santa Cecília), é uma das principais forças da natação do País e deverá brigar pelo título dos Jogos Abertos. São José dos Campos e São Caetano serão os principais adversários.

Donos da casa - A equipe de PPD de São Caetano aparece entre as favoritas ao título da competição. O grupo conta com atletas de destaque, como Leydiane Resende de Lima (classe S-10), que disputará os 50m peito, 50m borboleta e 50m livre; e Ângelo Medeiros Borim (classe S-9), nas provas de 100m livre, 50m peito e 50m livre.

"São dois expoentes da natação PPD. Eles têm grandes chances de faturar o título", analisa Maurício de Oliveira, coordenador-técnico da equipe de São Caetano.

Hoje, a programação será aberta às 9h. Na parte da manhã, serão 12 provas outras oito à tarde.

Mogi das Cruzes será a sede dos Abertos em 2011

Os representantes das mais de 200 cidades que disputam os Jogos Abertos do Interior vão reunir-se hoje, a partir das 10h, na USCS (Universidade de São Caetano) para eleger a cidade-sede da competição em 2011. A vencedora, entretanto, é conhecida desde ontem. Mogi das Cruzes, que disputa com Araraquara e Barueri, já está escolhida.

O resultado foi anunciado na véspera da eleição pelo próprio prefeito da cidade, Marco Bertaiolli (DEM), que durante a semana negociou com os adversários e, ambos, abriram mão da candidatura.

"Foi um gesto nobre dos prefeitos Marcelo Barbieri (Araraquara) e Rubens Furlan (Barueri), que entenderam a importância do evento para a nossa cidade, que completará 450 anos em 2010. Vamos fechar as comemorações desta data histórica com chave de ouro", destacou Bertaiolli.

Os Abertos irão encerrar as festividades de aniversário e, no entender do prefeito, vai proporcionar o desenvolvimento esportivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;