Cultura & Lazer Titulo Mostra
Tempo de reflexões
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
06/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


As festas de fim de ano são prato cheio para o nascimento de histórias. A magia do Natal e a esperança do Ano Novo renovam as pessoas, que são capazes de se reencontrar e passar por significantes mudanças durante o período.

O cinema não cansa de retratar nas telas esses momentos, que ganham destaque a partir de hoje em ‘Autos e Baixos do Natal', mostra promovida pelo Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200) com sessões, até o dia 15, às terças e quintas, sempre às 20h. A entrada é franca e a classificação etária varia de acordo com os títulos.

A pequena seleção traz filmes brasileiros e internacionais que se destacam pelo teor humano de sua trama. As histórias acompanham personagens que aproveitam as festividades para passar por alegrias e tristezas que mudarão seu caminho dali em diante.

Quem abre a programação da atividade é ‘Feliz Natal' (2008). Na estreia do ator Selton Mello na direção, o drama apresenta Caio (Leonardo Medeiros), que trabalha em um ferro-velho em cidade do Interior e retorna para sua antiga casa na Capital para a festa de Natal ao lado da família. O encontro com os parentes desajustados faz com que um antigo trauma volte à tona e seu desafio é repensar a vida e buscar sua identidade perdida. Lúcio Mauro, Paulo Guarnieri, Graziella Moretto e Fabricio Reis completam o elenco.

A sessão de amanhã fica a cargo do longa-metragem ‘Anjo de Vidro' (2004), de Chazz Palminteri. Com a cidade de Nova York de cenário, alguns personagens estão alheios às festividades natalinas. A divorciada Rose (Susan Sarandon) cuida da mãe doente e Nina (Penélope Cruz) pensa se deve ou não casar com o ciumento policial Mike (Paul Walker), que estranha as atitudes de Artie (Alan Arkin), dono da cafeteria que frequenta. O destino faz com que seus caminhos se cruzem e que reflitam sobre suas situações.

Quem completa as exibições da semana na quinta-feira é o filme francês ‘Um Conto de Natal' (2008), do diretor Arnaud Desplechin. A morte do irmão marcou a vida de Elizabeth e Henry. Quando a matriarca precisa de um transplante de medula, eles se reencontram durante o Natal e precisam resolver questões profundas deixadas de lado com o passar dos anos.

Também terão sessão especial ‘Feliz Natal' (de Christian Carion), no dia 13, ‘Em Casa Para o Natal', dia 14, e ‘Conto de Natal', no dia 15.

Mais informações sobre a mostra podem ser obtidas na página da unidade andreense no site do Sesc (www.sescsp.org.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;