Setecidades Titulo Saúde
Exames de mamografia crescem 23%

Alta se deu em comparação entre o 1º semestre de 2011 com mesmo período de 2012

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
13/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A região apresentou aumento de 23% no número de exames de mamografia feitos na rede pública de Saúde em comparação entre o primeiro semestre de 2011 e deste ano. O número saltou de 44,8 mil para 55,1 mil. Os dados são das prefeituras das sete cidades. O crescimento ficou acima do índice estadual de 7% no mesmo período. No Brasil, o avanço foi de 41%, conforme o Ministério da Saúde.

A região conta atualmente com 15 mamógrafos para atender a demanda, dentro do  exigido pelo governo federal, que  considera ideal ter um aparelho para cada 240 mil habitantes. O procedimento por imagem pode revelar nódulos não palpáveis e, por isso, é usado no diagnóstico do câncer de mama. Neste mês é feita a Campanha Outubro Rosa, que enfatiza a importância da prevenção, especialmente entre mulheres da faixa prioritária, entre 50 a 69 anos.

O aumento no número de exames na região vai de encontro com a crescente conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e também ao acesso facilitado às informações sobre a doença em postos de Saúde. No Brasil, o câncer de mama mata cerca de 50 mil mulheres por ano.

Em São Caetano, por exemplo, a prevenção começa nas escolas. Estudantes são ensinados desde criança a ter cuidado com a doença e realizam trabalhos sobre o tema que concorrem a prêmios. Professores também participam da elaboração da ação. Desde 2006, 100 mil folhetos foram distribuídos pela cidade com informações sobre os cinco tipos de câncer que mais matam no País. O resultado, aliado aos trabalhos das demais secretarias de Saúde da região, resultou em melhoria na triagem de informações. "Há dez anos o governo federal recomeçou intensamente as campanhas contra a doença. Depois, elegemos uma presidente mulher, que deu mais atenção à causa. Por isso cada vez mais atingimos índices de mortalidade menores" explica o responsável pelo programa de Oncologia de São Caetano, Valter de Oliveira Filho.

O indicado às pacientes é a realização do autoexame com frequência, por meio do toque das mamas. Quem tem histórico familiar e idade inferior à faixa de risco, é recomendável passar pelo mastologista antes de fazer o exame. Se houver qualquer alteração clínica, a paciente deve ser submetida ao diagnóstico.

Hoje em dia, os tumores de nível 1 ou 2 são praticamente 100% curáveis. Os níveis avançados, 3 e 4, geralmente são graves por causa do descuido das pacientes. O diagnóstico tardio é o principal causa do avanço da doença.

O Ministério da Saúde credita o aumento no número de exames à ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento de câncer de mama no País. Em 2012, foram investidos R$ 92 milhões para realização de mamografias, 17% a mais que em 2011.

Prefeituras têm programação para Campanha Outubro Rosa

Conhecida mundialmente, a Campanha Outubro Rosa surgiu em 1997, nos Estados Unidos, com objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Laços rosas são colocados em locais públicos e monumentos de todo o mundo são iluminados pela causa. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, receberam luzes para incentivar a prevenção.

Em Santo André, o Ônibus da Saúde, que tem consultórios, também faz parte da campanha. No último sábado, 59 mulheres foram atendidas em ação realizada na Rua Coronel Oliveira Lima. A atividade irá se repetir no dia 20, no Largo da Vila Luzita, das 9h às 15h.

Em Mauá, as unidades de Saúde vão desenvolver ao longo do mês ações como palestras, atividades culturais e grupos educativos, inclusive com participação de profissionais da Saúde. A cidade,que teve o maior crescimento da região no número de exames no período avaliado (de 5.506 para 15.127) não concedeu entrevista para explicar o que causou o avanço. A administração explicou apenas que o acréscimo foi causado pelas campanhas de prevenção realizadas na rede de atenção básica.

A Secretaria de Saúde de Diadema apoiará a realização da 6ª Caminhada para a Prevenção do Câncer de Mama, organizada pela ONG Se Toque Melhor, e participará do evento de encerramento da campanha, no Quarteirão da Saúde, no dia 20.

Em Ribeirão Pires, até o fim do mês, as ações de prevenção e luta contra o câncer de mama também serão intensificadas nos postos de Saúde. Em todas as unidades as equipes de enfermagem irão abordar com os pacientes a importância da prevenção e a realização de exames. A Prefeitura de São Bernardo informou que não terá programação para a campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;