Cíntia Bortotto Titulo
As lições das crianças

Empreendedores visionários não perderam a capacidade de sonhar

Por Cíntia Bortotto
15/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Valendo-me da semana da criança e do dia dos professores, aproveito para fazer uma reflexão sobre o que ensinamos e aprendemos com elas. As crianças, assim como nossos subordinados no mundo corporativo, seguem o que fazemos e não o que falamos. Eles nos ensinam o tempo todo, pois funcionam como espelho, refletindo nossas ações e as confrontando com nossas falas.

As crianças têm o dom de ensinar a simplicidade e o afeto, já que ainda não têm os filtros sociais internalizados. Eles nos lembram de nosso próprio processo de adequação social. Crianças sonham, criam novos caminhos. Empreendedores visionários não perderam esta capacidade de sonhar, de ver novas possibilidades e de não desistir. As marcas em geral são resultado destes sonhos e destes caminhos. Para as crianças, nada é impossível. Esta fé nós não podemos perder.

As crianças não têm vergonha de pedir ajuda para fazer algo. Embora muitos no mundo corporativo tenham medo, não vejo que pedir ajuda é sinal de fraqueza, mas sim reconhecer que o outro tem coisas boas e melhores que você, assim como você tem coisas boas e melhores do que ele. Pedir feedback é sinal de que você quer acelerar seu desenvolvimento.

Elas sabem o que é equipe. Brincar com criança de jogo cooperativo é muito divertido, pois a criação e a interrelação é feita verdadeiramente em conjunto.

Crianças são autênticas. Elas mostram o que querem e nós desaprendemos isso ao longo da carreira. Por mais que seja importante a adequação e os aspectos políticos que envolvem a posição de gestão, não podemos nos desligar de nós mesmos.

Crianças são alegres. Ela nos ensina o encanto do sorriso e como isto mobiliza tudo que está ao entorno. Elas sabem da importância do outro. Somo seres sociais, relacionais, dependemos do outro para significar o que somos. A criança nos mostra isso todos os dias.

Elas são frágeis e nos lembram o quão frágil somos. Elas nos lembram de que não é saudável bancar o super herói o tempo todo. Se eles na condição de humanos são tão frágeis e vulneráveis, é impossível não fazermos a correlação de que também o somos.

As crianças são altruístas. Não importa o quão difícil, elas nos ensinam que sempre podemos dar mais pelo outro quando amamos e tomamos esta decisão. É por isso que a relação de pais e filhos envolve uma doação incondicional. Elas nos lembram que a cada dia podemos dar o melhor de nós. Às vezes é importante deixar vir à tona a criança que mora dentro de você. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;