Memória Titulo
A caminho do trabalho na Koppers do Brasil

Houve um momento na história da industrialização em São Bernardo que empresas de vários ramos diversificavam o parque...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Houve um momento na história da industrialização em São Bernardo que empresas de vários ramos diversificavam o parque produtivo local, entre elas a indústria de plásticos Koppers, no bairro Nova Petrópolis.

Foi no intervalo entre a chegada das duas montadoras que não prosperaram - Varam Motores e Brasmotor, implantadas no pós-guerra - e a das grandes indústrias automobilísticas, já na década de 1950, que permanecem até hoje, meio século depois.

Estas novas indústrias propiciaram um novo panorama à ainda chamada Vila de São Bernardo. Panoramas como o registrado pela foto, de jovens industriários a caminho do trabalho. Raro, naquele tempo, um flagrante deste, localizado nos guardados de José Cataldi pelo seu cunhado, Valdir Miraglia.

Esta foto é outra concorrente à melhor imagem do ano de 2010. Trata-se da segunda foto selecionada, depois da fotografia da biquinha de Santo André do acervo de Euclydes Rocco, o arquiteto Tidinho. (blusa preta) e Irene Savordelli.

Turma da esquina e do Napolitano.

Aqueles jovens da Vila Assunção e cercanias.

Almério de Moura nasce em Santo André em 31 de março de 1944, filho de Luiza Gibba de Moura e João de Andrade de Moura. Sempre viveu na cidade, entre as Ruas Coronel Alfredo Flaquer e Coronel Francisco Amaro. Fez carreira profissional na Tognato, Rhodiaceta e Pirelli. Casado com Mariza Dileta Magliano, ele faleceu em 1º de janeiro de 2002 (pesquisa: Alcinio Cranchi).

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Fartura. Elevado a município em 31 de março de 1891. Localiza-se na região de Assis e Ourinhos.

Borá. Elevado a município em 1964, quando se separa de Paraguaçu Paulista. Com menos de 1.000 habitantes, é considerado o menor município brasileiro.

HOJE

Dia da Integração Nacional, Dia da Saúde e Nutrição e Dia da Doutrina Espírita.

SANTOS DO DIA

Balbina, Benedito, Benjamim e Cornélia.

Na estampa de 1958, a representação do santo profeta Amos.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 30 de março de 1980

Nova greve (artigo de Milton Saldanha Machado, jornalista) - "Em 1978 foi a surpresa e em 79 o piquete. Hoje, se a cena clássica dos braços erguidos se repetir no Estádio de Vila Euclides, anunciando a terceira greve geral dos metalúrgicos do Grande ABC - mesmo porque Santo André e São Caetano sempre esperam pelo resultado da assembleia de São Bernardo - um novo estilo de greve começará a ser experimentado: a paralisação sem piquetes, para tédio do aparato repressivo que fatalmente cercará os portões das fábricas; e, como novo estilo, uma arma destinada a quebrar a tão propalada unidade patronal - a greve setorizada".

Editorial - Previsão de tempo instável no Grande ABC.

Entrevista (Aleksandar Jovanovic, jornalista) - Sindicalista sueco defende greve de solidariedade entre operários das multinacionais. Era entrevistado Torsten Wetterblad, secretário internacional da Federação Metalúrgica da Suécia.

Imprensa - Pesquisa da Marplan - Pesquisas e Estudos de Mercado - indica o Diário como primeiro no Grande ABC e terceiro em toda a Grande São Paulo.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Crise energética e a indústria cerâmica.

Saudades - A professora Neusa Basseto, de São Caetano, morreu no último dia 18 de fevereiro, aos 38 anos, dedicados, em sua maior parte, à educação dos deficientes audiovisuais.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi) - "Insistir no que se quer é a melhor maneira de evitar prejuízos".

Crônica 2 (Guido Fidelis) - "Causas da miséria estão nas decisões de cúpula: é preciso novo milagre".

EM 31 DE MARÇO DE...

1890 - Ida Maria Bárbara Begliomini Pepolini nasce em Florença, Itália. Vem para Santo André com 10 anos e aqui celebra o centenário de vida.

1975- Prefeitura de São Bernardo inaugura o Núcleo de Educação Infantil do Jardim Ipê, hoje Emei.

Trabalhadores

Nascem em 30 de março:

1925 - João Medina. Natural de Pindorama (SP). Ajudante de mecânico da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Joana Angélica, 377, São Caetano.

1926 - Mario da Silva. Natural de Rio Grande. Industriário da empresa Adubos Adri. Residência: Rua Rabelo Lobo, 40.

Nasce em 31 de março:

1922 - Victorio Canduro. Natural de São Paulo, Capital. Ajudante de mecânico da CBC. Residência: Rua Padre Manoel da Nóbrega, Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;