Memória Titulo
Domiziano Rossi e sua ligação com São Bernardo

Ramos de Azevedo é lembrado, como geralmente acontece...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"Ramos de Azevedo é lembrado, como geralmente acontece quando entram em cena prédios paulistanos. Nessas ocasiões Domiziano Rossi fica quase sempre de fora. Mas ele tem  importância, até porque chegou a ser sócio de Azevedo. (...). Rossi foi autor dos projetos dos edifícios do Teatro Municipal de São Paulo, do Palácio das Indústrias, do Palácio da Justiça, entre outros. Geralmente tais projetos são creditados, até com certa razão, só ao escritório de Ramos de Azevedo, famoso na época".

Hermano Pini Filho

* * *

Na história da arquitetura paulistana, a presença de Domiziano Rossi, cujo nome tem a ver com São Bernardo. Quem faz a ligação é o jornalista Hermano Pini Filho, que foi chefe de reportagem e editor de Economia do Diário.

Rossi tem descendentes até hoje em São Bernardo. Maria Adelaide Rossi, nome de rua e escola na Vila Euclides, era parente de Domiziano. Dona Maria Adelaide residia em espaço hoje ocupado pela Chácara Inglesa. Foi ela quem loteou a Vila Euclides, bairro que se tornou famoso quando das primeiras assembleias dos metalúrgicos.

Já Domiziano Rossi é citado pela autora Aracy Amaral em livro que publicou em 1966. À época a informação foi colhida junto à própria Maria Adelaide Rossi e Alfredo Oliani.

Domiziano Rossi (Genova, Itália, 1865 - São Paulo 1920) formou-se em arquitetura em sua terra natal. Foi contratado pela Escola Politécnica como professor de desenho. Tornou-se o principal projetista do escritório de Ramos de Azevedo. Participou de quase todas as suas obras. É citado por Sylvia Ficher em sua tese de doutorado (1989), depois transformada em livro: Os Arquitetos da Poli - Ensino e Profissão em São Paulo (Editora da USP, Edusp).

PASSEIO 
Nas fotos de hoje, alguns dos locais percorridos há duas semanas em São Paulo na excursão promovida pelo professor Jorge Cintra (da USP e do Instituto Histórico e Geográfico).

Cintra é um idealista e um dos grandes divulgadores da história da arquitetura em São Paulo, que tem em Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi e outros profissionais seus artífices maiores.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do sindicato: 1933-2013
Comício do PTB em 1963 em Utinga: metalúrgicos apoiam o médico Newton Brandão contra Lauro Gomes, que seria o vitorioso. Discursa Philadelpho Braz

Semana da Criança - 6
Colaboração: Marcos Massolini
O Herói (abril de 1948) - Segunda revista lançada pela Ebal. Seguia o modelo dos comic books, com histórias completas, diferente das aventuras seriadas dos antigos suplementos como O Globo Juvenil e o pioneiro Suplemento Juvenil. O sucesso da publicação de romances como Os Três Mosqueteiros e A Ilha do Tesouro fez surgir Edição Maravilhosa, revista muito famosa nos anos 1950, que também incluia obras e artistas nacionais.

SANTOS DO DIA
Alexandre Saulo, Geraldo Majela, Germano, Firmino, Jaime, Nicasio, Soledade Torres e Zenaide.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Ilustração - Quadro A volta do filho pródigo. Autor: N. Borges. Pintado em 1896 em óleo sobre tela. Retrata parábola contada por Jesus.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 10 de outubro de 1982 - Nº 5.028
Eleições 1982 - O que as mulheres buscam na política? Cinco candidatas do Grande ABC explicam: Marluce Vieira, 47 anos (PTB - São Bernardo), Maria Eleuza Nascimento, 39 (PMDB - Diadema), Suely Corrêa, 34 (PDS - São Caetano), Maria Rosa Alba, 41 (PDT - São Caetano) e Vilma Amaro, 34 (PT - Ribeirão Pires).

HOJE
Dia do Combate à Dor, Dia do Deficiente Físico e Dia do Teatro Municipal.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

PAULO AGRELLA FILHO
(São Caetano 15-1-1939 - 8-10-2012)

De compleição física forte, Paulinho foi um esportista. Craque no futebol e exímio jogador de basquete. Defendeu as cores do General Motors EC, já que trabalhou na GM, e foi, várias vezes, convocado para a seleção de basquete da cidade.

"Sempre guardarei ótimas lembranças do Paulinho", conta o advogado João da Costa Faria. "Foi meu primeiro amigo, quando vim morar em São Caetano. Passei a morar na Avenida Goiás, 1.161, um dos imóveis onde está sediado o Vivano Gril, e o Paulinho morava em frente, no 1.170".

Paulo Agrella Filho formava um quarteto de amigos inseparáveis com Flavio Almansa, Reovaldo José de Oliveira e o Dr. Faria. Era filho de Paulo Agrella e Elza Colleoni Agrella. 

Casado com a professora Marilene Garbelotto, tiveram duas filhas, Alessandra e Flaviana, e quatro netos.
Partiu aos 73 anos. Centenas de amigos foram ao seu velório. Está sepultado no Cemitério São Caetano, em Vila Paula.

SANTO ANDRÉ
Clemência Martinez Rodrigues, 80. Natural de São Paulo (SP). Dia 7. Cemitério São Pedro, em Vila Alpina, Capital.

SÃO BERNARDO
Avolina Vieira Santos, 89. Natural de Dario Moreira (BA). Dia 7. Cemitério dos Casa.
Maria Amélia da Silva, 88. Natural de Aquidabã (CE). Dia 9. Cemitério dos Casa.
Alberto Pereira Dias, 85. Natural de São Paulo (SP). Dia 7. Cemitério da Paulicéia.

SÃO CAETANO
Maria Sanches Scorissa, 86. Natural de Novo Horizonte (SP). Dia 7, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Yolanda Martins Macchia, 86. Dia 9. Cemitério São Caetano, em Vila Paula.
João Lima, 63. Natural de São Paulo (SP). Dia 7, em Santo André. Cemitério das Lágrimas.

DIADEMA
Vinicius Moreira Ferreira, 17. Natural de Diadema. Dia 7, em São Bernardo. Vale da Paz.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;