Política Titulo
Aidan e Grana traçam
linhas de campanha
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
17/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A iminente polarização entre PTB e PT no processo eleitoral de 2012 dá o tom para o início do chumbo trocado preparado pelos adversários: o prefeito Aidan Ravin e o deputado estadual Carlos Grana, respectivamente. A histórica disputa, de 30 anos de alternância no poder, iniciada com Newton Brandão e Celso Daniel, vai permear o embate político, em especial de comparação dos governos e artilharia pesada mútua no pleito que tende a ser um dos mais acirrados do Grande ABC.

Com a proximidade do período pré-eleitoral ficam praticamente escancaradas as estratégias de campanha. Aidan deu sinais de que utilizará o discurso de que os munícipes cansaram do PT no comando - foram 16 anos no Paço, sendo 12 consecutivos -, usando como argumento a derrota no campo majoritário no ano passado e sua vitória em 2008. "Santo André não queria mais quem estava aí (no poder). Prova disso se deu em 2008, quando veio para o segundo turno até quem não tinha votado (no primeiro). Existiu situação de troca."

Outro mecanismo do petebista é incitar que os petistas não implementaram projetos efetivos para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores em suas gestões (Celso Daniel e João Avamileno). "Apesar de ser o Partido dos Trabalhadores, não fizeram jus ao nome. No período, 55% das empresas aqui instaladas foram embora da cidade. Nós estamos fazendo estudo para ser implantado até o fim do ano do bilhete único no transporte coletivo", alfinetou Aidan, ao referir-se ao projeto, que se tornou bandeira petista.

O PT, por sua vez, pretende levantar primordialmente a questão da Saúde, desqualificando qualquer avanço na área - o prefeito é médico. Especialmente, um equipamento servirá para ataques da oposição. "O governo prometeu cuidar da Saúde e pergunto o que houve de melhoria nesses três anos? O Poupatempo da Saúde, única obra entregue até hoje na cidade, é um AME (Ambulatório Médico de Especialidades), do governo do Estado", sustentou Grana, acrescentando que a "incompetência no setor é evidente diante da terceira mudança de titular na Pasta."

O slogan de campanha de Aidan, em 2008, é outro recurso a ser empregado exaustivamente por Grana contra o petebista durante a campanha eleitoral. "Ele prometeu virar a página, no entanto deixou a página em branco e vai ser responsabilizado pelo estado de inatividade. Santo André não pode permanecer no grau de imobilidade atual." 

OUTRA TRINCHEIRA

Por outro lado, a terceira via a ser formada pelo PSDB pode aproveitar da situação de confronto com a pré-candidatura do vereador Paulinho Serra. O tucano busca emplacar o perfil de única novidade no pleito e de que tanto o PT como Aidan utilizam a mesma fórmula desgastada de governo. "É evidente no contato com a população que não está bom do jeito que está (Aidan), porém o PT teve direito a 12 anos diretos e faz dez anos que a cidade está parada. Desde a morte do Celso (Daniel), em 2002, a cidade deixou de ser referência."

Paulinho avalia que há novamente um sentimento de alteração no comando do município. Segundo o tucano, ambos os projetos de gestão foram testados no governo e estão sendo reprovados pelos eleitores. "Santo André pode mais (PTB) e não volta atrás (ao PT)."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;