Política Titulo
Prefeito Aidan Ravin atrai
puxadores de voto ao PTB
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
08/10/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


Com o fechamento, ontem, do período para trocas partidárias estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), saiu beneficiado no cenário atual em virtude do peso político arregimentado com as filiações no PTB. O petebista conseguiu trazer seis potenciais puxadores de voto à legenda: o vereador Ailton Lima, os ex-parlamentares Luiz Zacarias, e Samuel Siqueira, além de Edson Sardano, Pedrinho Botaro e Wilson Ponce.

A estratégia, apesar de simples, tende a surtir efeito prático no sentido de transferir a capilaridade eleitoral para o lado governista. Somente contabilizando os votos desses políticos nas urnas, o sexteto conquistou 23,2 mil votos em 2008, em coligações de oposição ao PTB. Zacarias, então no PR, e Edson Sardano, no PPS, engrossaram a campanha majoritária de Raimundo Salles, ex-DEM. Na ocasião no PDT, Siqueira e Ailton contribuíram para a candidatura de Vanderlei Siraque (PT). Botaro e Ponce, antes no PSDB, ajudaram Newton Brandão.

Esses números ficam mais representativos se considerados os votos dos dois vereadores eleitos pelo PTB, Israel Zekcer e Gilberto do Primavera. Projetando o possível crescimento da votação, os oito candidatos seriam suficientes para angariar, no mínimo, 30 mil sufrágios. Para Aidan, ambos possuem chance de dobrar a cotação (4.500 votos os dois juntos) por conta do mandato. "Prova disso foi o Gilberto ter conseguido 14 mil votos em 2010 (para deputado estadual). Mostrou potencial e comprovou que não manterá o mesmo patamar."

Em relação a Israel, que decidiu enfrentar as urnas pouco tempo antes do processo eleitoral para contribuir para a chapa puramente petebista, contendo a mulher Dinah Zekcer como vice-prefeita, Aidan considera que também terá espaço para ampliar os votos. "Ele foi por três oportunidades deputado estadual. Tem bagagem. Isso significa que essa busca por parceiros vai ajudar no âmbito majoritário."

O plano do PTB é formar de seis a sete cadeiras na próxima legislatura. Em 21 vagas na Câmara, o quociente eleitoral ficará de torno de 18 mil votos. Caso a Justiça decida intervir no número de cadeiras de Santo André, avaliando que por conta do quesito proporcionalidade, a quantidade de vereadores deva ser de 27, o cálculo abaixa para 14 mil sufrágios.

ALIADOS

Fora o sexteto, o governo conseguiu acomodar em partidos aliados outros pleiteantes bem votados na última eleição, como os ex-vereador Marcos Medeiros, Airton Bíscaro, Elian Santana e Tio Donizete.

 

PT vai massificar nome de Grana até abril

 

A cúpula do PT de Santo André se reuniu ontem em um hotel para formatar o planejamento estratégico eleitoral no intuito de massificar o nome do deputado estadual Carlos Grana, pré-candidato ao Paço de Santo André, até abril. Entre as ações, está colar a imagem de Grana no projeto petista e de seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fortalecer a oposição à administração Aidan Ravin (PTB) e elaborar um plano de governo popular.

O pupilo político de Lula vai contar com agenda maciça de petistas de alta patente no período. A cúpula trará o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, com status de ministro, para ato político neste mês. Para dia 14, os caciques confirmaram a presença do dirigente nacional do PT, Rui Falcão - a primeira na região metropolitana de São Paulo depois de tour por todos os Estados, demonstrando que a retomada do Paço andreense é questão de honra. Outra atividade será de Lula em novembro para prestigiar o seu indicado.

"Vamos dar musculatura à figura do deputado com conjunto de atividades e diálogo com a sociedade", defendeu o presidente municipal do PT, Luiz Turco. A intenção é atingir em abril o patamar de 25% a 30% nas pesquisas de intenção de voto em prol de Grana. "A estratégia é vincular nosso nome ao do PT, informar que fui escolhido sem disputa interna (como em anos anteriores), sou amigo do Lula, com apoio de lideranças e história de 30 anos de luta", adiantou Grana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;