Cultura & Lazer Titulo
E-mails indesejados ‘viram’ praga
Por Luciele Velluto
Especial para o Diário
11/10/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


Fonte aborrecimentos para usuários de e-mails, o spam chegou a um dos principais sites de relacionamentos do mundo, o Orkut, o que sinaliza o alcance do sistema abusivo de envio de mensagens indesejadas.

Spam é o termo usado para todo o tipo de mensagem que chega ao receptor sem ser solicitada. "Ele sempre existiu, mas a forma eletrônica é a pior. O spam é o envio abusivo de qualquer coisa, seja propaganda em casa, papel que se recebe no semáforo ou algo que não queira e esteja recebendo", explica Mario Eugênio Longato, professor de Redes de Computadores e Ciências da Computação do Imes (Universidade Municipal de São Caetano).

Essas mensagens indesejadas surgiram para disseminar a informação para o maior número de pessoas o mais rápido possível. "As pessoas acabaram descobrindo que o spam dá certo. Existem os controlados por empresas e os enviados por hackers. A propaganda de remédio para calvice não é benéfico nem maléfico, e o usuário a descarta como qualquer papel que se recebe na rua. Mas há aquele que faz uma grande difusão de informações, porém por trás tem um vírus ou um trojan, que prejudica o computador", diz Longato.

O spam passou a ser considerado crime em vários países não só pela disseminação de vírus, mas também por ocupar espaço de armazenamento dos computadores, atrapalhar o processamento e ocupar o tempo do proprietário do e-mail.

Para o professor de Ciências da Computação e Engenharia de Software da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), Alexandre Atanes de Jesus, as mensagens indesejadas estão se tornando um problema sério para todos os que têm computador, principalmente às empresas, que podem ser alvo de processos.

"No mundo a fora isso está sendo tratado como um problema tão sério quanto os vírus. O spam é considerado um crime em qualquer lugar do mundo, mas o Brasil ainda não tem leis quanto a isso", afirma Atanes.

Como o Brasil não tem uma legislação sobre spams, muitos advogados já estão se preparando para combatê-los meio do Código de Defesa do Consumidor. Segundo os professores, também há uma pressão das comunidades internacionais para que o Brasil crie leis para reprimir esse tipo de mensagens.

"Existem empresas que proibiram o recebimento de mensagens vindas do Brasil porque nosso país já é o quarto em número de spams enviados", explica o professor da Metodista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;