Internacional Titulo
El Salvador: especialistas dizem que vulcão pode expelir magma
Por Da AFP
02/10/2005 | 15:08
Compartilhar notícia


O vulcão Ilamatepec, situado ao oeste de El Salvador, poderá expelir magma "de forma não violenta", segundo o vulcanólogo salvadorenho Francisco Barahona. No sábado, o vulcão teve uma erupção de rochas e cinzas incandescentes.

"Estamos monitorando o vulcão, e pelos sinais que nos apresenta no momento o magma pode sair, mas não de uma forma violenta, isso depende de como vá evoluir seu comportamento", assegurou Barahona.

Barahona, ao lado de uma equipe de especialistas, inspecionavam a região de Palo de Campana, 2 km ao sul da cratera, um dos lugares mais castigados pela queda de enormes rochas incandescentes e por uma espessa camada de cinza lançada para o ar pelo vulcão no sábado.

"O que estamos vendo é o que esperávamos, o vulcão teve esta explosão de cinza que fez também com que a rocha que estava no cone do vulcão se fragmentasse em pedaços expulsando-os violentamente, isso significa que o magma está pressionando", explicou Barahona.

Milhares de pessoas foram retiradas das proximidades do vulcão e as autoridades do SNET (Serviço Nacional de Estudos Territoriais), com a ajuda dos vulcanólogos, continuavam o monitoramento do colosso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;