Setecidades Titulo Trânsito
Avenida dos Estados
continua em obras

Daee fará em janeiro a recuperação de 1.200 metros
de margens do Rio Tamanduateí considerados críticos

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
20/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Motoristas obrigados a circular pela Avenida dos Estados terão pelo menos mais seis meses de transtornos a partir de janeiro. Isso porque, no mês em que a Aquapolo promete finalizar as obras para colocação de dutos que levarão água de reúso da Estação de Tratamento de Esgoto, em São Caetano, até o Polo Petroquímico de Capuava, o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado inicia recuperação de 14 trechos das margens do Rio Tamanduateí, entre o Ribeirão Jundiaí, em São Paulo, e o Córrego Cassaquera, em Santo André.

Para execução dos trabalhos, o Daee informou haver necessidade de interdição de uma faixa da avenida. No entanto, o tempo que a pista permanecerá fechada deve variar conforme a extensão do segmento.

As margens do Tamanduateí apresentam problemas há tempos. Falta de sinalização, faixa de solo e calçamento do passeio, além de sujeira e mato na beira do rio são relatados pelo Diário há pelo menos 30 anos. Atualmente, segundo o próprio Daee, a erosão tem como consequência risco de comprometimento das pistas da Avenida dos Estados. Por isso, serão feitas melhorias em 1.200 metros, sendo que a extensão de cada segmento varia de dez a 300 metros. Serão investidos R$ 10,8 milhões, e a Prefeitura de Santo André não terá participação no processo,

O Daee havia informado, em agosto, que a recuperação começaria em novembro. Porém, o novo prazo prevê início dos trabalhos - executados pela empresa Enpavi, especializada em construções, engenharia e pavimentação - em janeiro, período caracterizado pelos temporais de verão.

PERIGO

O ponto mais crítico da via está entre duas pontes para retornos que ligam as avenidas Antônio Cardoso e Augusto Ruchi à Avenida dos Estados. O local já havia sido interditado em março pela Prefeitura, o que impedia a passagem dos trólebus e gerou reclamações de pedestres e motoristas. Além da terra e calçadas terem cedido, as árvores da mata ciliar na margem do rio estão com as raízes quase que totalmente à mostra.
"Estão esperando acontecer alguma tragédia para começar a arrumar", critica o taxista Tarcísio Polímero, 60 anos. Segundo o profissional, esses problemas têm piorado a cada novo temporal.

Em outro trecho , próximo à Estação Prefeito Saladino, cerca de 15 metros da faixa esquerda estão interditados porque o asfalto está cedendo. "A gente até fica com receio de andar pelas pistas próximas ao rio porque nunca se sabe se elas estão caindo", comenta o aposentado Edvaldo Soares dos Reis, 60.

Após um ano, intervenções da Aquapolo entram na reta final 

Iniciadas em outubro de 2010, as obras da Aquapolo estão em fase final. Segundo a empresa, a instalação da adutora na Avenida dos Estados já foi concluída, assim como todo o recapeamento das duas faixas onde ela foi implementada (pistas 1 e 2 sentido São Paulo). Os dois trechos restantes - em frente ao cruzamento da Craisa/Ceasa e outro no cruzamento da avenida com a Rua Caraguatatuba - serão finalizados até janeiro, quando está prevista a conclusão das obras.

Santo André ficou responsável por recuperar os outros 50% da faixa 3 e 100% da faixa 4 sentido São Paulo, além da reconstrução das guias e sarjetas da pista 4.

Inicialmente, a Aquapolo havia prometido finalizar os serviços até abril, mas a justificativa para o atraso foram as chuvas que atingiram a região neste ano.EM

Com investimento de R$ 364 milhões, o projeto prevê geração de 1.000 litros de água de reúso por segundo. A estimativa é que as petroquímicas economizem 1,6 bilhão de litros por mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;