Cultura & Lazer Titulo
Sucesso em SP, stand-up comedy chega à região
Por Gustavo Uribe
Especial para o Diário OnLine
23/10/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Como pasta de amendoim e cowboy de faroeste, o stand-up comedy era um gênero muito comum nos Estados Unidos, mas fora da realidade brasileira. Desde o seriado "Seinfeld", em que o ator Jerry Seinfeld divulgou a chamada comédia "de cara limpa", o estilo vem se tornando mais conhecido, atingindo o seu ápice por aqui com o programa "CQC", da TV Bandeirantes, em que todos os repórteres têm pelo menos um pé nas primeiras produções do gênero no país.

"Hoje não há um paulista ou carioca que não saiba o que é stand-up comedy. É algo que faz parte do circuito teatral das duas cidades", conta a atriz Silvana França, que participa há três anos do espetáculo "Comédia à La Carte" - um dos pioneiros desse tipo de montagem no Brasil. "Mas parece que as nossas piadas não chegaram ao ABC. Quem as conhece foi porque viu no YouTube", conclui.

Nascida em São Bernardo e formada pela Fundação das Artes de São Caetano, Silvana foi uma das criadoras do "Comédia à La Carte" (assista ao vídeo), que começou a sua trajetória nos bares do Bexiga, bairro paulistano. Em sua primeira formação, o grupo de stand-up contava com a participação de Danilo Gentili, atual repórter do "CQC", e da comediante Sabrina Lavelle.

"A primeira vez que vi o Gentili, quando nos preparávamos para um festival em Curitiba, já sabia que ele nos daria trabalho", conta Silvana. "Fomos crescendo e outros artistas se juntaram à trupe, como o comediante Fábio Rabin, que hoje está no programa Pânico, da RedeTV!", conclui.

Agora, Silvana resolveu subir aos palcos da região e trazer o gênero teatral aos seus conterrâneos. Chamou dois colegas para fazer parte de sua trupe, o comediante Dinho Machado e o vendedor Edson Júnior, e se apresenta todas as quintas-feiras, às 22h30, no Duet's Bar & Videokê, em São Bernardo.

‘Cara limpa' - O stand-up comedy derruba a quarta parede do teatro, não exigindo figurino, personagens e muito menos cenário. Um ator interpreta a si mesmo, com um microfone em mãos, contando piadas e fatos inusitados do cotidiano.

"Nós falamos de baboseiras do dia a dia. Por exemplo, eu me separei da minha esposa há um mês e, ontem, dei uma passadinha em nossa antiga casa. Ela perguntou se eu tinha me arrependido e voltaria a viver com ela. Eu respondi que não, só havia voltado para pegar o PlayStation que havia esquecido por lá", conta Edson Júnior. "Nós transformamos o real em piada".

Entre os chistes que mais fazem sucesso com o público, os que falam sobre política e as relações entre homem e mulher são hors-concours. "A maior parte das piadas já é sabida por todos, como, por exemplo, que a mulher fica insuportável quando está de TPM e o homem não levanta a tampa da privada quando vai ao banheiro", explica Júnior. "A gente só desperta o que existe de engraçado em todo mundo."

E é tirando sarro de tudo e de todos que o grupo vem tentando há um mês não só romper a quarta parede do teatro, mas também a resistência do público da região. "Como o gênero não é muito conhecido por aqui, a maioria das pessoas acha vai assistir a mais uma peça teatral", conta Silvana. "Tem gente que até sai no meio do espetáculo por não ser o que esperava."

Apesar disso, o grupo afirma que tem lotado o Duet's Bar & Videokê nos últimos dias, com a propaganda boca-a-boca. "Nós já estamos fazendo piada até com a região do ABC", conta, sarcástico, Júnior. "Por enquanto, não pensei nada em relação ao Diário do Grande ABC, mas me veio um insight de que ele parece um grande galão de água mineral", concluiu, aos risos.

 

Serviço - Comédia à La Carte - Hoje, às 22h30
Duet's Bar & Videokê (av. Prestes Maia, 928, Centro, tel. 0/xx/11 4121-7750)
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 meia-entrada)
14 anos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;