Política Titulo Funcionalismo
Defesa de vereador Manoel Lopes vai recorrer de cassação

Advogado planeja medida para preservar mandato, enquanto ação não for encerrada

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
11/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A defesa do vereador de Mauá Manoel Lopes (DEM) vai recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do julgamento do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), que manteve por unanimidade decisão de cassar o diploma do parlamentar e o tornar inelegível por oito anos dada pelo juiz Rodrigo Soares, da 217ª Zona Eleitoral. A Corte ainda não publicou acórdão que formalizará a sentença, documento que pode requerer afastamento imediato das funções de parlamentar do democrata.

De acordo com um dos advogados de Manoel no caso, Alexandre Luiz Mendonça Rollo, a intenção é preservar o mandato do democrata até que a ação seja julgada em última instância. Para isso, é possível que a defesa entre com medida cautelar ou liminar para manter o exercício de vereador. “Estamos aguardando o acórdão ser publicado, o que deve ocorrer na segunda-feira, para nortear a ação de defesa”, informou.

A decisão de cassar o diploma de vereador de Manoel foi embasada em representação apresentada pelos diretórios locais do PT e do PSB em 2012. O democrata foi acusado de distribuir cartas pedindo votos a pais de alunos da EE Marilene de Oliveira Acetto, colégio dirigido por Jane Donatiello, cunhada do parlamentar. Juiz eleitoral de Mauá entendeu que houve abuso de poder e uso “da influência do cargo” de servidor público dos envolvidos.

“Foi uma decisão injusta, exagerada. Há decisões tomadas pelo TSE de casos parecidos que inocentaram o acusado. Isso ocorre o tempo todo. Por que não cassam o governador e a presidente?”, contestou Alexandre Rollo, sobre a decisão em plenário do TRE-SP, que teve seis votos favoráveis à manutenção da decisão e nenhum contrário.

Segundo o TRE-SP, a sentença será encaminhada de volta à Justiça Eleitoral do município, que ficará responsável por informar a direção da Câmara. O presidente do Legislativo, Paulo Suares (PT), afirmou que ainda não foi notificado sobre o caso. O petista disse que conduzirá a questão como lidou com o pedido judicial da cadeira do ex-vereador Ivann Gomes, o Batoré (PRB), cassado em julho por infidelidade partidária. “Vou acatar as ordens da Justiça”, definiu Suares. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;