Setecidades Titulo Conjunto habitacional
Obras da CDHU estão
paradas em Sto.André

Vizinhos afirmam que há dois anos nada é feito no prédio do
bairro Paraíso; promessa é que obra seja retomada em 30 dias

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
14/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano garante que em 30 dias serão retomadas as obras no conjunto habitacional localizado na Rua Juquiá, bairro Paraíso, em Santo André, onde estão sendo construídos 60 apartamentos - o deficit habitacional na cidade é de cerca de 20 mil moradias. De acordo com moradores do entorno e o próprio segurança do terreno, as intervenções foram paralisadas há cerca de dois anos. 
"Levantaram o prédio e a obra parou. Voltaram, mexeram em algumas coisas e depois pararam novamente.

Existem alguns boatos sobre a paralisação dos trabalhos, mas ninguém no bairro sabe os verdadeiros motivos. Sorte que tem segurança todos os dias, que impede possíveis invasões", declarou Ademir Bertão, morador daquela região há 15 anos.

A equipe do Diário esteve no local e encontrou eletricista trabalhando em um dos postes de energia do prédio. Porém, o funcionário também confirmou que a construção está parada e afirmou que apenas realizava reparos na fiação elétrica. O mato já tomou conta de parte do terreno, chegando até a encobrir a placa do governo com detalhes da obra.

Os comerciantes locais também afirmam que o prédio está sem receber melhorias há bom tempo. "Faz aproximadamente dois anos que largaram a obra, mas ninguém sabe o motivo. Isso é péssimo para qualquer cidade, porque tem gente esperando esses apartamentos ficarem prontos. Só não invadiram até agora porque sempre fica segurança na porta", relatou Francisco de Carvalho Barroso, 70 anos, que trabalha em um mercado próximo ao local.

A CDHU informou que a construção do empreendimento, denominado Santo André H, era viabilizado pelo Programa Parceria com Associações e Cooperativa, em regime de mutirão. Por meio desse programa, a estatal repassa recursos para a entidade contratar assessoria técnica e administrar as obras.

No entanto, a companhia comunicou que, em fevereiro deste ano, rompeu o convênio com a Associação Amigos dos Mutuários, entidade responsável pela construção, por descumprimento de cláusula contratual. Só não informou qual foi o problema.

A CDHU afirmou que a obra nunca esteve parada, e que após a paralisação por parte da associação, realizou obras de infraestrutura, finalizadas em agosto. Segundo a companhia, outra empresa já foi contratada, por licitação, para concluir o conjunto. A estatal não informou a data de entrega das moradias, mas vai investir R$ 3 milhões na obra,

Serão contempladas com os apartamentos as famílias que participaram do mutirão. A equipe do Diário procurou a Associação Amigos dos Mutuários, mas o número do endereço levantado não existe e no número de telefone que consta como da entidade ninguém atendeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;