Cultura & Lazer Titulo
Sao Caetano ganha um novo teatro
Por Mônica Santos
Da Redaçao
04/12/1999 | 14:37
Compartilhar notícia


O Teatro Paulo Machado de Carvalho, em Sao Caetano, será reinaugurado na próxima sexta-feira, dia 10, com um evento que terá a participaçao da Filarmônica de Sao Caetano. A maior novidade, no entanto, é que o teatro será, a partir de janeiro, a nova casa da orquestra, que até entao fazia seus ensaios no pequeno auditório da Fundarte (Fundaçao das Artes de Sao Caetano).

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sao Caetano, a Fundarte também será a responsável por gerir o local, administrando a agenda do espaço e criando normas para que ele seja adequadamente preservado. O motivo para tanto cuidado é simples: fechado para reforma desde fevereiro, o Paulo Machado é, agora, o maior teatro do Grande ABC, com 1.122 lugares e, a julgar pelas alteraçoes que foram feitas, também deve conquistar, em breve, o título de mais moderno e confortável.

As mudanças começam na concepçao do espaço. Apesar de ser considerado um teatro, o local era, de fato, um auditório, cujo prédio foi construído em 1968 e nao dispunha de estrutura adequada para receber espetáculos. Nos últimos tempos de funcionamento, o espaço vinha sendo utilizado apenas para festas de formaturas e reunioes fechadas.

O novo conceito conferido pelo projeto arquitetônico, no entanto, deve redirecionar as atividades do local, que poderá receber montagens maiores ou, ainda, ser dividido em dois, quando se tratar de um evento mais intimista. "A divisao é feita por painéis, como cortinas, que deixam o espaço com 590 lugares", diz o engenheiro Júlio Marcucci, que atua no Departamento de Obras da Prefeitura, dirigido por Eliomar Darronqui.

Novidades - A reforma, segundo Marcucci, é ampla. Para melhorar a acústica, por exemplo, as paredes receberam revestimentos adequados para absorçao do som, e o novo forro do teatro é termoacústico. Já o conforto térmico será propiciado pela instalaçao do ar-condicionado, antes inexistente, e pela aplicaçao de uma cobertura de pistofibra sob as telhas, que equilibram a temperatura do ambiente.

A reforma também abrangeu a troca de todas as instalaçoes elétricas e hidráulicas, que eram da década de 60; das esquadrias metálicas e de madeira (portas, janelas etc.); e do piso de madeira da platéia (que estava sendo atacado por cupins).

Para o conforto dos freqüentadores, o teatro ganhou novas poltronas, que sao autoreclináveis, estofadas e revestidas de material texturizado, um tipo de material que absorve a transpiraçao. Entre as poltronas, há novidades também nos tamanhos. "Tivemos a preocupaçao de destinar 1% delas para pessoas obesas. Portanto, sao maiores. Além disso, a platéia terá espaço para deficientes físicos, que também contam com acessos adequados e sanitários devidamente adaptados", explica Marcucci.

Do ponto de vista técnico, o teatro também deve atender à exigência dos espetáculos. Além da instalaçao de uma cabine primária para teatro, com mesa e iluminaçao cênica (que será completada até janeiro), a reforma ampliou os camarins de dois para quatro, e criou uma estrutura metálica sobre o palco, que possibilita o trânsito de apoiadores técnicos. Também foi trocada toda a parte de urdimento do palco, que inclui cortinas, rotundas etc.

Do lado de forma, o Paulo Machado ganhou pintura, projeto paisagístico e, nos fundos, que dá para a avenida Kennedy, uma nova fachada, que confere ao prédio um visual mais moderno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;