D+ Titulo Cotidiano
Tempo perdido
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
16/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem nunca se viu reclamando que não tem tempo para nada e que o dia deveria ter muito mais que 24 horas? Christian Barbosa, especialista em gerenciamento de tempo, responde com outra pergunta: "Será mesmo que se o dia fosse mais longo, saberíamos aproveitar essas horas a mais?".

O profissional se apóia em pesquisa para afirmar que pelo menos duas horas e meia - das nove horas diárias de trabalho - são desperdiçadas com atividades circunstanciais, que não trazem resultados relevantes para a vida profissional.

As cinco maiores causas apontadas para essa perda de tempo são: navegar na internet para melhorar a carreira (21%), para finanças pessoais (17%), sonhar acordado sobre coisas negativas (12%), conversas desnecessárias com colegas de trabalho (9%) e navegar na internet simplesmente por prazer (7%). "Uma vez que sua atenção é desviada, você pode levar em torno de 25 minutos para se concentrar novamente", alerta.

Christian dá dicas de como aproveitar melhor o tempo. A primeira é nunca adiar compromissos. "Empurrar com a barriga pode ser bom naquele momento, mas depois voltará como pendência e precisará ser feita com urgência. Faça aos poucos, mas faça."

Se você precisa fazer algo bem feito, não deixe para a última hora. Comece agora e execute com calma e dedicação.  Programe-se. Use sua agenda, caderno ou mesmo um programa de computador para organizar o que precisa ser feito nesta semana. Se possível, separe as tarefas importantes das urgentes. "Essa programação o ajudará para que não seja pego de surpresa com algo que já deveria ter sido planejado com antecedência", finaliza o especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;