Esportes Titulo Pan 2011
Guilheiro e Camilo são ouro no judô
Anderson Fattori
do Diário do Grande ABC
28/10/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


Dois golpes idênticos e duas medalhas de ouro para o judô brasileiro, ontem, no Pan-Americano de Guadalajara. Tiago Camilo (categoria até 90 kg) e Leandro Guilheiro (81 kg) esbanjaram categoria e deixaram o tatame comemorando a supremacia no continente. O dia ainda reservou ao Brasil mais duas medalhas de bronze com Maria Portela (70 kg) e Mayra Aguiar (78 kg).

Leandro Guilheiro era, talvez, a medalha mais provável do judô. Além da superioridade técnica, o brasileiro queria apagar o fracasso de 2007, quando ficou com a prata. Pior para o porto-riquenho Gadiel Miranda, que sofreu um ippon (golpe perfeito). "Essa vitória estava engasgada. O Pan estava engasgado depois do que aconteceu. Em 2007, não levei a competição com a seriedade que ela merecia e acabou sendo dolorido. Percebi hoje (ontem) o quanto jogos como esses são importantes. Me preparei muito bem, analisei o adversário e conquistei a medalha", declarou.

Tiago Camilo teve uma vitória ainda mais fácil do que a do compatriota. Com apenas 1min44 no tatame, ele derrubou o cubano Asley Gonzalez e conquistou o ouro. "É muito bom vencer uma competição importante como o Pan. Dá confiança para que possamos seguir e buscar novos objetivos", afirmou o campeão. "Além disso, venci um atleta cubano, o que ajuda o Brasil na disputa geral com Cuba", completou.

As mulheres, apesar da cor diferente da medalha, também tinham muito o que comemorar. "Estou feliz por ganhar o bronze. Claro que esperava o ouro no Pan. Mas cometi erros durante a competição. Agora vou analisar onde errei e melhorar para os próximos combates", confessou Maria Portela, que bateu a norte-americana Kathleen Sell na decisão do terceiro lugar.

 "Nos combates anteriores os detalhes fizeram a diferença. Mas judô é assim mesmo, tem de ter uma certa malandragem e saber jogar", concluiu Mayra Aguiar, que superou a mexicana Lênia Ruvalcaba na luta pelo bronze.

 

Brasil conquista medalha de bronze na canoagem

A primeira medalha da canoagem brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara foi conquistada ontem. O grupo formado por Celso de Oliveira Jr., Gilvan Ribeiro, Givago Ribeiro e Roberto Maehler faturou o bronze na prova do K4 1000 m, com o tempo de 3min02s821.

Os cubanos fecharam a disputa no primeiro lugar com tempo de 3min01s061. Foram representados por Maikel Zulueta, Reinier Torres, Osvaldo Labrada e Jorge Garcia. Na segunda colocação, com 3min02s653, aparece o time do Canadá, que competiu com Steven Jorens, Richard Dober Jr, Philippe Duchesneau e Connor Taras.

Em 2007, no Rio, as três seleções também dominaram a disputa. Os brasileiros levaram a melhor na ocasião, com o Canadá na segunda colocação e Cuba na terceira posição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;