Política Titulo Regional
Aliado do governo Marinho, PSB vai apoiar Morando

Lideranças da sigla em S.Bernardo fecham com tucano dizendo que gestão não orientou adesão a candidatos do Paço

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
11/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Principais lideranças do PSB de São Bernardo, sigla que hoje dá sustentação ao governo do prefeito Luiz Marinho (PT), definiram que vão apoiar a candidatura à reeleição do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que faz oposição à gestão petista na cidade. O vereador Antonio Cabrera e o ex-parlamentar Sérgio Demarchi já bateram martelo em adesão ao tucano, e o ex-vereador Ary de Oliveira está próximo de anunciar que caminhará ao lado de Morando na eleição de outubro.

“Nosso compromisso com o governo (Marinho) é de votar os projetos. Não tenho compromisso com o governo neste sentido (de apoiar candidatos a deputado sustentados pela gestão petista)”, argumentou Cabrera. “Meu apoio ao Orlando vem desde a primeira eleição dele para deputado (em 2002). É de continuidade”, adicionou o socialista.

A despeito de integrar a base aliada de Marinho na Câmara, o PSB não possui representante no primeiro escalão. Quando o petista foi reeleito, surgiu possibilidade de Ary de Oliveira – que não havia conquistado a renovação de mandato na Casa – assumir a Subprefeitura de Rudge Ramos. O chefe do Executivo, entretanto, optou pela manutenção do ex-deputado Ramiro Meves (PEN) à frente do setor.

Por quase uma década o PSB foi rival do PT em São Bernardo. O ex-prefeito William Dib, hoje deputado federal pelo PSDB, governou o município defendendo a bandeira socialista. Quando Marinho foi eleito, em 2008, a bancada do PSB na Câmara – então formada por Cabrera, Ary, Sérgio Demarchi e Ivanildo Santana – fez forte oposição ao petista.

Segundo Cabrera, não há ingerência do Paço na escolha dos vereadores por seus candidatos a deputado, independentemente de o PT são-bernardense ter três nomes na briga por cadeiras na Assembleia Legislativa – a já deputada estadual Ana do Carmo, o presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira, e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba.

DEPUTADO FEDERAL
As lideranças do PSB ainda não fecharam, entretanto, quem vão apoiar para deputado federal. Em 2010, Cabrera, Sérgio Demarchi e Ary engrossaram a lista de apoiadores da candidatura de Dib, que neste ano desistiu de buscar a reeleição à Câmara Federal.
Eles não descartam aderir ao projeto do deputado estadual Alex Manente (PPS), que em outubro disputará cadeira no Congresso Nacional.

Ary de Oliveira não retornou aos contatos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;