Política Titulo Secretaria de Comunicação
Adjunto de Comunicação é casado com sobrinha de secretário da Pasta

Nomeado dia 26, Thiago Quirino é casado com parente de Valmir Copina, titular do setor

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
12/04/2014 | 07:20
Compartilhar notícia


O secretário adjunto de Comunicação de Ribeirão Pires, Thiago Quirino do Nascimento, é casado com a sobrinha do chefe da Pasta, Valmir Copina (PMDB). O jornalista foi nomeado dias depois de o peemedebista assumir interinamente o setor.

Segundo o advogado especialista em Direito Público e Eleitoral Alexandre Rollo, a contratação, em tese, não configura prática de nepotismo, já que a Súmula Vinculante número 13 do STF (Supremo Tribunal Federal), que inibe a nomeação de parentes no governo, não é aplicada em casos de cargos no primeiro escalão, como o de Quirino. No entanto, chama atenção o fato de o sogro do secretário adjunto ser irmão gêmeo do chefe da Comunicação.

“Nesse caso, como o servidor nomeado não tem vínculo familiar direto com quem o nomeou, no caso o prefeito, não me parece prática de nepotismo. A não ser que seja provado que ele tenha chegado à vaga por influência do secretário”, disse.

Ao Diário, Quirino afirmou que sua nomeação se deu por falta de opção de quadro técnico. “Não havia outro profissional na cidade com conhecimento e proximidade ao governo como eu. Meu trabalho será apenas técnico. Vou deixar a política para quem sabe fazê-la”, declarou. “Minha aproximação com o Copina se restringe a festas de família”, acrescentou.

Procurado, o prefeito Saulo Benevides (PMDB) compartilhou as declarações do secretário adjunto de que a escolha teve cunho exclusivamente técnico. “O Thiago é um jornalista capacitado e com visão. Esse foi o único motivo que o convidei para a secretaria”, disse o chefe do Executivo, que trocou o comando da Comunicação no fim do mês passado. Quando era vereador, Saulo já possuía aproximação com o jornalista.

Copina não foi encontrado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;