Política Titulo No 1º escalão
Donisete planeja abrir espaço para PSDC e PRB

Secretarias hoje ocupadas por petistas estão no meio da articulação do prefeito de Mauá

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
01/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Para evitar nova evasão de aliados, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), planeja abrir espaço no primeiro escalão para o PRB e PSDC. A articulação tem em vista ceder espaços hoje ocupados por petistas nas Pastas de Segurança Alimentar (Marcos Filório) e Desenvolvimento Econômico (Ciomar Okabayashi).

A conversa vem sendo feita sob sigilo com os vereadores Roberto Rivelino Ferraz, o professor Betinho, único representante do PSDC na Câmara e que se coloca como pré-candidato a deputado estadual, e com Gil Miranda (PRB), que tinha Ivann Gomes, o Batoré, como parceiro de bancada. O martelo sobre a negociação, entretanto, só deve ser batido após a eleição de outubro. Donisete e os próprios parlamentares esperam o impacto do pleito no cenário político.

Segurança Alimentar teria sido oferecida a Gil Miranda. O parlamentar negou o diálogo. “Se me convidassem, eu não aceitaria, fui eleito para ser vereador. Também não estamos conversando, sou um vereador independente que vota os projetos que forem bons para a cidade”, afirmou. A articulação não envolve o correligionário de Gil, Batoré, vereador que está afastado do cargo pela Justiça enquanto responde a processo por improbidade administrativa.

Desenvolvimento Econômico seria o espaço reservado ao PSDC. “Estamos conversando com o governo para estar em definitivo na base. Não tínhamos uma secretaria na gestão passada (foi sustentação do ex-prefeito Oswaldo Dias, PT), mas inserimos opiniões e pessoas no governo. Não queremos prioritariamente uma secretaria, queremos ter acesso ao governo e colocar nosso projeto em prática”, desconversou Betinho.

Titular da Pasta de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT) disse que o governo não descarta abrir espaços para aliados em composições futuras, mas negou que a articulação esteja em curso. “Tivemos o caso do G-12, ou G-11, mas não entendemos que eles são oposição.”

Donisete perdeu apoio do Pros – Severino do MSTU e Edgard Grecco – no dia 18, quando a dupla anunciou adesão o bloco de vereadores independentes, colocando Edgard como candidato do grupo à presidência da Câmara para o biênio 2015-2016.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;