Cultura & Lazer Titulo Criação coletiva
Bloco Sonoro faz improviso na região
Por Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
18/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Sem roteiro pronto para seguir, dois músicos ditarão o ritmo de duas bailarinas nas apresentações baseadas no improviso do Bloco Sonoro, promovidas pelo Sesc São Caetano. Todos os movimentos e sons são arranjados na hora, de acordo com o ambiente.

“É diferente de uma peça teatral, com história e enredo fixos em todos os espetáculos. A cada apresentação é uma relação nova com a plateia, com os músicos e dançarinos. As pessoas podem assistir diversas vezes e nunca encontrarão a mesma coisa”, diz Bruno Duarte, regente e coordenador do projeto Gestos Sonoros, que engloba também os trabalhos do Bloco.

As apresentações serão realizadas em três municípios da região, sempre às 17h, com duração de aproximadamente uma hora. A programação será aberta hoje, em Diadema, na Praça Castelo Branco, no Centro. Na quarta-feira, é a vez de Mauá receber o grupo na Praça do Relógio, também na área central da cidade. Por último, o Bloco Sonoro passará por São Caetano, na quinta, na Praça Virgílio Leandrini, no bairro Boa Vista. A participação é gratuita.

Criado em 2009 por Duarte, o grupo produz músicas de improvisação com percussão e instrumentos de sopro e corda. A criação é baseada na soundpainting, linguagem de sinais utilizada por músicos e também nas artes visuais, e na Paisagem Sonora, que leva em consideração o entorno acústico.

Além de assistir, o público tem ainda a liberdade de interagir na dança e na música, tornando-se parte da intervenção, em uma criação coletiva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;