Internacional Titulo
Jornalistas italianos fazem greve contra suposta censura
Por Da AFP
10/06/2003 | 13:33
Compartilhar notícia


A Federação Nacional de Jornalistas Italianos (FNPI) realiza nesta terça-feira uma greve em protesto contra as ameaças à liberdade de imprensa na Itália e contra o monopólio dos meios de comunicação por parte do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

A greve, que havia sido originalmente decretada para 6 de junho, foi adiada devido às eleições locais parciais realizadas em 8 e 9 de junho.

Os jornalistas da imprensa escrita deixarão de trabalhar por 24 horas e os das rádios e televisões farão a paralisação no próximo dia 18.

"A FNPI decidiu pela greve geral porque em muitas empresas de comunicação é cada dia mais difícil produzir uma informação correta, sem condições de trabalho. A situação não é nova, mas corre o perigo de agravar-se porque o conflito de interesses entre o primeiro-ministro e o projeto de lei sobre o sistema de comunicação não foi resolvido, o que permitiria a poucas pessoas dominar esse sistema", afirma o comunicado do sindicato de jornalistas.

A greve foi decidida depois da renúncia de Ferrucio De Bortoli, diretor-geral do Corriere della Sera, que denunciou pressões ao longo de seus seis anos na chefia do jornal de maior circulação do país.

A oposição de esquerda acusou o primeiro-ministro Silvio Berlusconi de ter exercido pressões para que o jornal moderasse suas críticas contra o governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;