D+ Titulo
Delícias mediterrâneas
Patricia Zwipp
Especial para o Diário
23/11/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Europa, Ásia e África. Os três continentes, com tantas diferenças culturais e sociais, têm pontos em comum na gastronomia. As semelhanças estão na culinária dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo e outros com cultura mediterrânea, como Portugal.

Os principais ingredientes são o azeite, as bebidas fermentadas (principalmente o vinho) e o pão. "Vários outros alimentos passaram a fazer parte da culinária, como laticínios; carnes, destacando-se o cordeiro e a vitela; os frutos do mar; vários tipos de legumes; vegetais e hortaliças", afirma o chef Pedro Tannus, do Heleno Restaurante, da Capital.

A dieta mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis, mas engana-se quem acha que tem pouco uso de gorduras. "Não é necessariamente uma culinária magra, mas atua em um cenário em que mesmo os ingredientes gordurosos são mais saudáveis, como o azeite, por exemplo", explica Tannus.

O chef Alain Uzan, do Bistrô Ville Du Vin, de Santo André, complementa que os temperos variados são um grande diferencial. "Os pratos são muito perfumados. No Norte da África do Norte, por exemplo, usam muita flor de laranja, cominho e cravo. Na Europa, adotam muito salsão, erva-doce, manjericão e alfazema."

Não existem muitas regras em relação à utilização dos condimentos, o que vale é a criatividade e o paladar pessoal, como conta a consultora gastronômica Ana Maria Ruiz Tomazoni, de São Bernardo. "Na hora de preparar uma refeição com manjericão, a dica é colocá-lo no último instante, sem deixar muito calor. Já a cebola é geralmente usada crua na salada, e assada ou refogada para temperar arroz, carnes e legumes."

Vale lembrar que, muitas vezes, os peixes e os frutos do mar tomam o lugar da carne vermelha e são preparados das formas mais inusitadas, como ao papelote. Há também grelhados ou ao forno com molho. Além do azeite, as azeitonas também não podem faltar na culinária mediterrânea. "Apenas tome cuidado com as pretas, porque algumas mancham os demais ingredientes", lembra Ana Maria.

Penne com Salmão
(Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: Macarrão - 1 pacote de macarrão curto (gravatinha, penne ou parafuso); 1 colher (sopa) de sal; 1 colher (sopa) de óleo; Molho - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 500 g de filé de salmão em cubos; sal e pimenta a gosto; 2 dentes de alho cortados em lâminas; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; 8 tomates sem pele e sementes; 2 xícaras (chá) de aspargos frescos ou palmitos picados; folhas de manjericão a gosto; azeite de oliva para finalizar o prato.
Modo de preparo: Macarrão - Cozinhe conforme instrução do fabricante. Molho - Tempere o salmão com sal e pimenta. Em uma frigideira antiaderente, coloque o peixe em cubos, grelhe e reserve. Na mesma frigideira, coloque o alho e frite. Junte os tomates sem pele e os aspargos e deixe ferver. Acrescente o sal e a pimenta. Junte o salmão ao molho e ao vinho branco e deixe ferver por 2 minutos. Junte as folhas de manjericão e sirva com o macarrão.

Peperoni Arrostiti
(Cozinha Mediterrânea)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 4 pimentões vermelhos médios grelhados, sem pele nem sementes; 1 colher (chá) de azeite; 1/2 xícara (chá) de azeitonas gaeta sem caroços; 2 colheres (sopa) de alcaparras pequenas escorridas; 1/2 colher (chá) de alho picado; uma pitada de orégano mediterrâneo seco; sal; pimenta-do-reino moída na hora (a gosto); vinagre balsâmico.
Modo de preparo: Corte os pimentões em tiras bem finas. Ponha-os numa travessa rasa. Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo moderado. Acrescente as azeitonas, as alcaparras, o alho, o orégano, o sal e a pimenta. Frite mexendo por um instante. Acrescente um pouquinho de vinagre e espalhe com uma colher por cima dos pimentões.

Pesto ao Basílico
(Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1/2 dente de alho triturado; sal e pimenta a gosto; folhas trituradas de 3 maços de manjericão; uma porção de nozes ou de castanha-de-caju; 1 porção de queijo parmesão; azeite de oliva extravirgem a gosto; algumas gotas de suco de limão, como opção.
Modo de preparo: Misture, com sal e pimenta a gosto, o alho e as folhas de manjericão. Ponha as nozes e misture. Coloque em outro recipiente e acrescente metade do parmesão. Misture devagar juntando o azeite até formar a textura do pesto. Adicione mais algum ingrediente que goste, misture e coloque mais parmesão. Adicione mais azeite até obter consistência pastosa. O suco de limão pode ser acrescentado neste momento. Pode ser servido com fatias de tomate ou berinjela.

Ratatouille
(Cozinha Mediterrânea)
Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 50 g de berinjela; sal; 3 a 5 abobrinhas com cerca de 12,5 cm cada; 2 pimentões verdes médios; 1 cebola grande; 4 tomates grandes e maduros; 6 a 8 colheres (sopa) de azeite de oliva frutado; 1 folha de louro; pimenta-do-reino moída na hora (a gosto); 1 pitada de pimenta-vermelha em pó; 1 colher (chá) de alho bem picado; 3/4 de colher (chá) de folhas de tomilho, 2 colheres (sopa) de salsa picada; 1 colher (chá) de manjericão fresco picado.
Modo de preparo: Corte a berinjela em pedaços de 2,5 cm e coloque-os num escorredor. Salgue-os, ponha um peso por cima e deixe escorrendo por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, corte as abobrinhas em pedaços de 2,5 cm, salgue-os e deixe escorrer em papel-toalha. Abra os pimentões, retire as sementes e as membranas interiores e corte-os. Corte a cebola em oito pedaços. Retire a pele e as sementes dos tomates e pique-os grosseiramente. Passe a berinjela e a abobrinha em água corrente. Esprema delicadamente e seque com papel-toalha. Aqueça 1/4 de xícara (chá) de azeite numa frigideira grande, doure levemente os pedaços de berinjela e de abobrinha. Transfira para uma panela de 4 litros. Doure ligeiramente os pimentões no mesmo azeite. Acrescente à panela. Adicione a cebola, o tomate, a folha de louro e o resto do azeite à panela. Tempere com sal e pimenta-do-reino e, se quiser, com pimenta-vermelha em pó. Cozinhe, com tampa, por 30 minutos, mexendo freqüentemente. Acrescente o alho e o tomilho, mexendo. Cozinhe por mais 20 minutos ou até ficar grosso e bem misturado. Sirva quente ou frio. Salpique com ervas frescas.

Spaghetti Alla Puttanesca
(Cozinha Mediterrânea)
Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 250 g de azeitonas pretas gregas, suculentas, lavadas, sem caroço e bem picadas; 250 g de azeitonas verdes lavados, sem caroço e bem picadas; 1 lata de 56 g de filés de anchova lavados e escorridos; 2 a 3 colheres (sopa) de cogumelos frescos ou em conserva; 2 colheres (sopa) de salsa picada; 2 a 3 folhas de manjericão picadas; 2 a 3 dentes de alho bem picados; pimenta-do-reino moída na hora (a gosto); azeite extravirgem; 1 kg de espaguete; sal.
Modo de preparo: Misture as azeitonas, as anchovas, as alcaparras, os cogumelos, as ervas, o alho e a pimenta-do-reino numa tigela. Despeje por cima azeite suficiente para cobrir. Deixe descansando e marinando por 2 horas, virando os ingredientes com freqüência e acrescentando mais azeite, se necessário, para mantê-los completamente cobertos. Cozinhe a massa em água fervendo, salgada. Enquanto isso, aqueça a mistura de azeitonas numa frigideira grande, mas não deixe ferver. Transfira a massa, quando estiver al dente, para a frigideira, misture com as azeitonas e sirva imediatamente. Sirva sem queijo ralado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;