Economia Titulo
Vendas do comércio têm alta pelo 16º mês consecutivo
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
12/05/2005 | 16:53
Compartilhar notícia


As vendas do comércio varejista no país cresceram 8,61% em março na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), este foi o 16º mês consecutivo de alta. Em relação a fevereiro, a valorização foi de 1,75%.

De acordo com o economista Reinaldo Silva Pereira, o aumento das vendas em março foi influenciado pela Páscoa. "As atividades que mais cresceram foram as (de setores) que estão envolvidos com produtos consumidos na Páscoa, como supermercados, lojas de eletrodomésticos e de departamento que também vendem chocolate", acrescentou.

Todos os estados brasileiros tiveram resultados positivos, mas os melhores percentuais foram registrados no Acre (31,85%) e no Amazonas (31,53%). Em São Paulo, as vendas do comércio varejista cresceram 5,79% e no Rio de Janeiro, 7,89%.

Os setores que mais influenciaram nas vendas no mês de março na comparação com março de 2004 foram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,94%), móveis e eletrodomésticos (17,99%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (27,60%).

Pesquisa do IBGE revela que as vendas de combustíveis e lubrificantes registraram o terceiro mês seguido de queda (-1,07% em janeiro, -6,21% em fevereiro e -8,83% em março). A retração, segundo o economista do IBGE, "é conseqüência da alta dos preços dos combustíveis, que só nos últimos 12 meses já acumulam um crescimento de 21,13%, como mostra o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do próprio IBGE", explicou Pereira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;