Cultura & Lazer Titulo
Livro de Julio Verne é publicado na França
Por Do Diário do Grande ABC
10/05/2000 | 11:57
Compartilhar notícia


Uma obra de Julio Verne, autor de clássicos como ``Volta ao Mundo em 80 Dias' e ``Vinte Mil Léguas Submarinas', foi publicada na França nesta quarta-feira, quase 100 anos depois da sua morte.

``O Bonito Danúbio Amarelo', um romance sobre o contrabando no império austro-húngaro, foi escrito em 1901, mas o entao editor de Verne nao gostou do trabalho e a obra permaneceu no anonimato até a morte do autor, quatro anos depois.

O editor, Jules Hetzel, convenceu entao o filho de Verne a reescrever o livro e torná-lo mais excitante. Na ediçao publicada em 1908, com o título ``O Piloto do Danúbio', apenas o primeiro capítulo nao havia sido alterado. A obra nao obteve sucesso.

``Entre os dois ``Danúbios', o escrito pelo pai e o escrito pelo filho, nao há nada em comum, exceto o primeiro capítulo e o cenário da açao', disse ao jornal francês Le Figaro Olivier Dumas, presidente da sociedade Julio Verne.

O manuscrito original foi descoberto em 1977, pelo colecionador italiano Piero Gondolo della Riva, que pesquisava os arquivos da família Hetzel. Graças a ele, um dos mais famosos especialistas na obra de Julio Verne, a versao de 1901 acaba de ser publicada na França, pela editora Archipel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;