Setecidades Titulo São Bernardo
GCM ganha sistema de rastreamento

Prefeitura de São Bernardo instala aparelhos de GPS em 66 viaturas da corporação; meta é atingir 100% dos veículos até o fim deste ano

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
25/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Com objetivo de fortalecer as ações da GCM (Guarda Civil Municipal), de modo que o atendimento às ocorrências seja agilizado, a Prefeitura de São Bernardo equipou 66 viaturas da corporação com sistema de rastreamento via GPS. O número representa 43% da frota total, que hoje possui 153 veículos.

Os equipamentos, até então inexistentes no município, integram política de valorização e aprimoramento dos trabalhos executados pela GCM, por meio de série de ações previstas pela atual gestão, dentre elas reforço e capacitação de efetivos, melhoramento da capacidade organizativa e de atuação e fortalecimento dos sistemas de comunicação e locomoção.

“Nossa preocupação é que a Segurança não seja somente uma responsabilidade do Estado, mas também do município. Seguindo essa linha, estamos aprimorando o serviço da corporação não somente com a instalação de GPS nas viaturas, mas também com a implantação de um sistema inteligente que irá integrar todo o trabalho da GCM, por meio de 400 câmeras espalhadas por todo município”, explica o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Incorporado ao CIM (Centro Integrado de Monitoramento), o sistema de rastreamento via GPS possibilitará às equipes da GCM eficiência e maior patrulhamento da cidade. A ideia é que os equipamentos garantam deslocamento dos carros em tempo real, agilizando o atendimento às ocorrências.

A meta da Prefeitura é a de que até o fim do ano 100% da frota seja contemplada com o sistema de rastreamento e geolocalização. “Além do GPS, as próximas viaturas adquiridas pela administração serão equipadas com câmeras de monitoramento. Dessa forma, a viatura poderá compartilhar as imagens em tempo real com a nossa central”, explica Orlando Morando.

Com 400 câmeras de vigilância espalhadas em locais estratégicos do município, como áreas de grande movimentação, escolas municipais e outros próprios públicos, a Prefeitura de São Bernardo negocia com o Estado a implantação do Projeto Radar. “Já tivemos reunião para abordar o assunto e, inclusive, amanhã (hoje) irei me reunir com o comandante da Polícia Militar para falar sobre o assunto. Nossa meta é implantar o mais rapidamente possível.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;