Internacional Titulo
Blair diz que renunciará se houver mentiras no caso Kelly
Do Diário OnLine
Com Agências
11/01/2004 | 17:41
Compartilhar notícia


O premiê britânico, Tony Blair, afirmou neste domingo que renunciará se o relatório sobre o suicídio do cientista David Kelly mostrar que o governante mentiu sobre o caso.

A Justiça divulgará o resultado das investigações da morte do cientista nas próximas semanas.

David Kelly se suicidou em julho do ano passado, após a sua exposição, por meio do governo britânico, como a fonte de uma matéria jornalística da BBC, numa reportagem que afirmava que Blair havia superestimado a ameaça das armas do Iraque para justificar a guerra.

A morte do especialista, juntamente com a investigação do juiz Brian Hutton, causaram especulações sobre a atuação do primeiro-ministro britânico na decisão de cometer o suicídio.

Blair confirmou, há duas semanas, que qualquer mentira ao Parlamento nas investigações da morte do cientista David Kelly justificaria sua renúncia ou a de um de seus ministros. A afirmação foi realizada como resposta a um ataque da oposição conservadora na Câmara dos Comuns sobre assunto em questão.

Entretanto, segundo a rede BBC, Blair diz estar entusiasmado com as possibilidades de enfrentar os seus opositores no assunto em questão.

O premiê afirma ainda que não foi o responsável pela autorização do vazamento do nome do cientista David kelly para a imprensa.

A guerra do Iraque e a morte do cientista fizeram Blair enfrentar o pior momento de sua gestão no ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;