Nacional Titulo
Cursos paulistas dominam lista dos melhores
Do Diário OnLine
19/12/2000 | 00:39
Compartilhar notícia


Os resultados do Exame Nacional de Cursos deste ano, o Provao, serao divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educaçao (MEC). Junto com os desempenhos, sai a relaçao dos melhores cursos do país nas áreas de Direito, Administraçao e Engenharia - aqueles que obtiveram conceito A (máximo) em todas as cinco ediçoes. Instituiçoes de Sao Paulo marcaram presença em todas as áreas, com destaque para a Universidade de Sao Paulo (USP), que teve cursos ótimos em todas as categorias.

Das 12 instituiçoes ótimas em Administraçao de Empresas, seis sao do Estado: Escola de Administraçao de Empresas de Sao Paulo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundaçao Armando Alvares Penteado (Faap), Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo (PUC-SP), Universidade de Sao Paulo - Ribeirao Preto (USP) e Universidade de Sao Paulo - Sao Paulo (USP). Elas foram acompanhadas pela Universidade Rui Barbosa (Salvador), PUC-RJ, Universidade Estadual de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Paraná.

Quatro das nove melhores em Direito sao paulistas: USP, PUC-Campinas, PUC-SP, Unesp. As outras sao Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Jacarezinho-PR), Uerj, UnB, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Nas quatro ótimas de Engenharia, duas (ITA e USP-Sao Carlos) sao de Sao Paulo. As restantes sao IME-RJ e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Desempenho - Proporcionalmente, a regiao Sul do país teve os melhores desempenhos do Provao: 40% dos cursos avaliados tiveram conceitos A ou B. O Sudeste - que teve maior participaçao (1.460 ou 50,5% do total) -, teve 30% entre os conceitos Otimo ou Bom. Nordeste somou 27%, 25% no Centro-Oeste e 15% no Norte.

Um dos cursos que registrou maior queda no desempenho foi Jornalismo. Com a opçao da maioria dos alunos pelo boicote à prova, os melhores cursos de Sao Paulo acabaram registrando conceito E, insuficiente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;