Setecidades Titulo São Bernardo
Bairro ganha buraco e fica sem água
Por Felipe Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
21/03/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


A Vila Nova Petrópolis, em São Bernardo, ganhou um buraco, com cerca de 2 metros de diâmetro, feito pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A empresa foi acionada pelos moradores para solucionar vazamento de água que causava a interrupção do abastecimento no bairro, desde a madrugada de sexta-feira. Os bairros 13 de Maio e Vila Feliz também foram atingidos.

O morador Rogério Oliveira, 44 anos, líder comunitário, procurou a reportagem do Diário para reclamar da falta de água no bairro causada pelo vazamento, na Rua Tenente Geraldo Barbosa, entre as casas 25 e 30.

Segundo Oliveira, a Sabesp foi até o local, anteontem, onde permaneceu das 9h às 22h. "Os técnicos abriram um buraco no meio da rua para chegar até o cano. Eles terminaram o serviço e disseram que o vazamento havia sido solucionado. Mas nesta madrugada (sábado) o tubo estourou de novo e deixou mais de 65 famílias sem água", lamentou Oliveira.

O líder comunitário contou que a população já protocolou inúmeras reclamações sobre a falta de água na Prefeitura de São Bernardo. Os moradores estão revoltados com a situação.

Uma das prejudicadas é Ana Maria Francisca Silva,55, moradora de Vila Feliz, conhecida como Chiquinha. Ela disse que a Sabesp não se importa nem um pouco com os moradores dos bairros mais humildes. "Eu fico indignada com esse problema. As pessoas não merecem acordar de manhã e não ter água sequer para lavar o rosto", ressaltou Chiquinha.

A dona de casa Talita Souza, 25, mãe de duas filhas, conta que está economizando água para conseguir dar banho nas meninas e fazer o almoço e o jantar. "A solução que encontrei foi usar água apenas para os casos de mais necessidade. Minha pia já está com vários pratos para lavar. Enquanto não vierem arrumar esse cano também não vou ter como lavar a roupa", disse a moradora da Vila Nova Petrópolis.

Na Vila Feliz, um morador precisou pedir água emprestada para um amigo na Vila São Pedro. "Caminhei com dois baldes cheios da casa do meu colega até a minha. Caiu um pouco no caminho, mas já dá para minha esposa lavar a louça que ela precisava", relatou o operador de máquina Luiz Carlos Gomes, 46.

Resposta - A Sabesp disse que foi encaminhada uma equipe para o local, durante a tarde, para finalizar a obra. O serviço de abastecimento deveria ser regularizado ainda na noite de ontem, de acordo os técnicos da empresa. Já o buraco deverá ser tampado apenas amanhã.

Deficiente tem dificuldade de se locomover na rua
O deficiente físico Daniel do Carmo, 50 anos, morador da Rua Tenente Geraldo Barbosa, em Vila Nova Petrópolis, tem tido problema para chegar em sua residência desde que o buraco foi aberto pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Morador do bairro há 49 anos e jogador de basquete adaptado, ele conta que precisou mudar o trajeto para chegar em casa.

"Eles vieram anteontem, mas não conseguiram arrumar. Deixaram no meio da rua o buraco e essa montanha de terra, impedindo a gente de passar" reclamou Carmo.

Ele contou que não é a primeira vez que enfrenta problema como esse no bairro. "As ruas paralelas a essa estão todos esburacadas, fica difícil de manter o equilíbrio em cima da cadeira de rodas", afirmou o deficiente. Além dele, segundo relatos de moradores, há mais duas pessoas portadoras de deficiência física na rua."Já entrei com pedido na Prefeitura de São Bernardo para que eles possam fazer uma reforma no bairro, mas a Secretaria de Serviços Urbanos alega que não dispõe de verba para a obra", relatou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;