Cultura & Lazer Titulo Teatro
Questionando sexo e intimidade
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
18/01/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A proposta do jogo é expor as cartas na mesa em Play, que estreia temporada amanhã no Teatro Nair Bello,em São Paulo. As jogadas são todas confessionais.

Livremente inspirado no filme Sexo, Mentiras e Videotape, de Steven Soderbergh, que ganhou o Festival de Cannes em 1989 e foi sensação no cinema, trazendo relatos confessionais de mulheres que eram gravadas por um homem que só se sentia excitado registrando histórias sexuais femininas. A trama era ainda composta por um homem com dificuldade no relacionamento sexual com a mulher, frígida, e a irmã dela, com quem ele mantinha relação.

No teatro, algumas coisas mudam. O ator Sérgio Marone, por exemplo, que interpreta o cinegrafista, não é um tarado compulsivo por relatos sexuais, mas um profissional preparando um documentário.

"A questão é mesmo retratar as variações no conceito entre sexo e intimidade. Há o cara que não faz sexo, mas consegue ser cúmplice das mulheres por conta dos registros que faz dos seus relatos íntimos. O outro, que faz mais sexo, não estabele uma relação saudável e íntima com suas parceiras", conta Rodrigo Nogueira, que assina o texto e interpreta o marido infiel.

Brincando em cena a todo tempo, há também um jogo de verdade e mentira. Seis depoimentos de mulheres, registrados em vídeo, são exibidos durante o espetáculo. Existem relatos verdadeiros e mentirosos, mas não se sabe qual é qual. "A busca pela verdade é que norteia os personagens. Cada um busca a sua verdade. Brincamos com a mentira para questionar o conceito do verdadeiro. Onde termina a verdade e começa a mentira? Esses conceitos realmente existem?", indaga Nogueira.

Até Maria Maya tem sua hora de confessionário, sem que se saiba se está falando por sua personagem, a mulher traída e amargurada por sentir não ser capaz de estabelecer vínculos verdadeiros com os homens, ou por si própria, a atriz. TM

Play Teatro Nair Bello (Shopping Frei Caneca) - Rua Frei Caneca, 569, São Paulo. Tel.: 3472-2414. 3ª e 4ª, às 21h. Ingr.: R$ 40. Até 24 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;