Política Titulo Metrô na região
Consórcio aguarda Estado para indicar nomes a grupo da Linha 18

Prefeitos do Grande ABC decidem esperar reunião com Alexandre Baldy para definir selecionados à comissão do projeto

Daniel Tossato
Vanessa Soares
do dgabc.com.br
10/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Helber Aggio/ Divulgação


O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC aguarda concretizar agenda com o secretário paulista de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para indicar nomes que irão participar do grupo de trabalho, criado pelo governo do Estado, e que analisa as alternativas possíveis para a viabilidade da Linha 18- Bronze do Metrô, que deve ligar a região à Capital. A afirmação foi feita durante coletiva ontem de manhã, após reunião dos prefeitos na sede da entidade.

O colegiado acredita que esse encontro com Baldy deve acontecer dentro do prazo de 15 dias. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), estabeleceu período até junho para definir o modal que vai operar no projeto, que tem contrato assinado desde 2014, mas sem avanço concreto. As desapropriações continuam sendo entrave para início das obras.

O presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), afirmou que a decisão partiu de deliberação entre os colegas que compõem o colegiado e seria um resguardo para “respeitar” o diálogo – a reunião não tem data para ocorrer, mas foi protocolado ontem um pedido. “A gente deliberou (sobre a seleção dos nomes) que, antes da escolha, para entender o funcionamento deste grupo (estadual) que foi criado no governo, o diálogo inicial, até por uma questão de hierarquia e respeito, (seria) com o secretário Baldy”, pontuou Paulo Serra.

O prefeito andreense alegou, na semana passada, que colocaria em votação na assembleia de ontem o pleito da indicação de dois nomes ao comitê. Apesar de o governador, inicialmente, formatar a composição da comissão apenas por técnicos da gestão paulista, recentemente, o mandatário do Palácio dos Bandeirantes admitiu que o grupo de estudo poderá contar com apoio de outras instituições. “Nesta primeira reunião os prefeitos de Santo André, São Bernardo e São Caetano vão com certeza. As outras cidades foram convidadas a participar, porém iremos aguardar um retorno do secretário Baldy para nós falarmos deste tema”, discorreu o tucano.

A intenção é que o secretário de Transportes Metropolitanos receba os prefeitos para oficializar as recentes declarações de João Doria. Anteontem, enquanto realizava inauguração de uma estação da Linha 5 – Lilás do Metrô, o governador sinalizou que poderá modificar o formato da Linha 18, alegando que o modelo pensado pelas gestões passadas era um equívoco, mas não deixou claro qual seria modal viável.

O Consórcio deve selecionar ao comitê o nome de um dos prefeitos e outro do GT (Grupo de Trabalho) de Mobilidade. Doria deu 90 dias para definir o modal a ser utilizado.

A assembleia do Consórcio voltou a contabilizar a presença de todas as cidades. O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), participou da reunião após quase um ano sem ir às reuniões do colegiado. Auricchio é justamente um dos únicos prefeitos a defender abertamente o monotrilho, declarando que a escolha pelo BRT (sigla em inglês para sistema de transporte rápido por ônibus) seria retrocesso. “Estamos na expectativa de que o projeto original seja confirmado, no sentido de proporcionar, inclusive, investimento capaz de fazer alavancar o desenvolvimento e a valorização do Grande ABC como um todo. É projeto fundamental, pilar de crescimento para São Caetano e região.”

Entidade trabalha com três possibilidades para o projeto

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, pontuou que a entidade não tem preferência por nenhum modelo e trabalha com três opções para a Linha 18-Bronze, que ligará municípios da região à Capital. Entre as alternativas está o monotrilho, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o BRT. “Os prefeitos têm a preferência que a Linha 18 saia do papel.”

O tucano alegou que não vê outra saída além das opções defendidas pelo Consórcio. “É em cima dessas propostas que a gente vai entender viabilidade, prazos, tempo de execução, potencial de capacidade e qualidade e velocidade de viagem”, ponderou.

Os demais prefeitos da região concordam que, independentemente do modal, os munícipes só têm a ganhar com a Linha 18. Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) citou a importância em esperar o posicionamento oficial do governador sobre o assunto. “O que não vou permitir é que a população do Grande ABC fique desconectado da Capital. Para Atila Jacomussi (PSB), de Mauá, a ligação direta com a Capital é necessidade. “O importante é o que o Grande ABC tem a ganhar com isso. Principalmente recuperar a questão da industrialização, que é tema muito debatido. Vamos poder atrair as indústrias novamente e impulsionar a economia.”

Gabriel Maranhão (PPS), de Rio Grande da Serra, alegou que é preciso encontrar meio-termo que atenda à população e caiba nos recursos do Estado. “Tem que ser eficiente para quem mora no Grande ABC.” Adler Kiko Teixeira (PSB), de Ribeirão Pires, acredita que o Grande ABC comporta bem a opção de BRT. “Não seria retrocesso (escolher o BRT), mas não posso ser leviano nessa afirmação, já que não tenho números para defender meu ponto de vista. Se o governador está acenando possível mudança no formato é porque ele deve ter feito muito estudo técnico.”

Dissidentes acertam pagamento de dívida

Diante de dívidas acumuladas junto à entidade, o Consórcio aprovou o parcelamento dos débitos municipais em até 200 prestações, com atualização monetária, e encaminhamento desse acordo para apreciação das câmaras.

O número beneficiou, principalmente, Diadema, com caso mais simbólico, que assinou o termo se comprometendo a saldar o passivo, em torno de R$ 10 milhões, em 200 parcelas, sem multas ou juros. A maior parte dos municípios tem pendência, mas de valor bem inferior.

Diadema estava fora desde julho de 2017 e era a única cidade a ter saído efetivamente do colegiado. O passivo foi parar, à época, na Justiça, por isso, o caso é tratado de forma especial. Entre as cidades que ensaiaram a retirada do Consórcio, Rio Grande da Serra formalizou retorno e São Caetano aguarda lei ser aprovada pelo Legislativo para concretizar a volta.

A aprovação do índice de 0,15% do rateio dos Executivos junto ao Consórcio também está prestes a ser votado. A fatia faz parte da nova estrutura da entidade e ajudaria a reagrupar as cidades que acabaram se desligando do colegiado. Esse repasse, até o ano passado, era 0,17%.

Um dos principais itens da retomada do diálogo regional, a construção do Piscinão Jaboticabal voltou a ser tema de discussão. A assembleia deliberou que será enviado ofício ao Estado para ter acesso ao cronograma de ações em relação ao andamento do projeto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;