Nacional Titulo
Elefante-marinho encontrado em Ubatuba preocupa biólogos
25/08/2006 | 00:04
Compartilhar notícia


Um elefante-marinho apareceu na orla de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O animal, que tem cerca de dez anos, mede 4,8 metros de comprimento e pesa aproximadamente três toneladas é macho e está saudável. No entanto, preocupa biólogos e autoridades ambientais.

"Não sabemos quanto tempo ele vai ficar aqui. Parece que está apenas descansando. O que nos preocupa é a aproximação dos turistas, que se encantam com o animal", considerou o oceanógrafo Hugo Gallo, do Aquário de Ubatuba.

De férias de seu habitat natural o elefante tem se mostrado dócil mas, segundo o especialista, pode mudar de comportamento e se tornar agressivo caso se sinta acuado. Um alerta geral foi dado às marinas para que as embarcações que freqüentam o local reduzam a velocidade.

Desde que apareceu no Saco da Ribeira, na terça-feira, equipes do Instituto Argonauta de Conservação Marinha e do Aquário de Ubatuba se revezam no monitoramento do animal. Profissionais da prefeitura, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Ambiental também entraram no revezamento de 24 horas.

Foi realizada uma reunião para definir o futuro do animal, que pode voltar para o mar a qualquer momento, mas, até agora, não se mostrou disposto. A indução ao mar teria que contar com um rebocador, que não existe no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;