Memória Titulo
Cine Central, Cine Parque. E o Cine Max

Hermano Pini Filho e as lembranças da sua São Caetano...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Hermano Pini Filho e as lembranças da sua São Caetano da infância e juventude. Inspirado no último número da revista Raízes, o jornalista reconstitui um clima que marcou gerações.

As partes de um filme
Texto: Hermano Pini Filho

Lazer é o tema central da edição nº 44 de Raízes, revista da Fundação Pró-Memória de São Caetano. Nesta edição, Mariana Zenaro, que é jornalista e historiadora, didaticamente explica que a palavra lazer vem do latim licere, que pode ser traduzida como "ser lícito, permitido". E registra como era em São Caetano, em passado algo distante, a presença dos cinemas, dos bailes, das reuniões em família, também inclui a realização de convescotes - aqui um ‘palavrão' que Mariana logo ameniza: atualiza para piquenique.

Até 1944 São Caetano se contentava com apenas dois cinemas - o Cine Central, na Rua Perrella, e o modesto Cine Parque, na Rua Maranhão, proximidades da Rua Espírito Santo. Este cinema, talvez por ser simples, uns poucos frequentadores desdenhavam, chamando-o maldosamente de Pulgueiro.

Ambos os cinemas pertenciam a integrantes da família Lorenzini. Como era assim, único filme podia ser exibido quase simultaneamente em ambos, com pequena diferença de horário no início das respectivas sessões. Com isso, à porta no Cine Central sempre permaneciam garotos, nos horários das sessões, na esperança de ser um deles escolhido para conduzir do cinema da Rua Perrella para o da Rua Maranhão umas latas redondas, apropriadas para que dentro coubessem rolos de filmes. O menino escolhido ganhava o direito de assistir ao filme. 

Não era fácil transportar, a toda pressa, tais latas por distância superior a um quilômetro. E se o portador chegasse atrasado era recebido com vaias, com muitos assobios dos que aguardavam a chegada das faltantes partes do filme. Acontece que em tais ocasiões o garoto, apressado e suado, era forçado a encarar parte do público que, impaciente, saía da sala, indo para a parte externa do Cine Parque que tinha boa distância de terreno vago, entre a portaria e a sala de exibição. Foi assim até o início dos anos 1940.

Como a cidade crescia, em 1944 foi inaugurado o Cine Max, na Avenida Conde Francisco Matarazzo, frente para a Rua João Pessoa. Hoje o cinema não mais existe, no local instalou-se um templo religioso. Pouco antes, em fase final de construção, o grande teto do cinema desabou - "o teto desmoronou quando o Cine Max estava quase pronto", registra a professora Yolanda Ascencio em Raízes, edição de julho de 2000. Caiu à noite, ninguém se machucou.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 24 de dezembro de 1982

Manchete - Inundações causam desabamento e São Caetano fica ilhada.
Política - Em Santo André, partidos organizam-se para disputa eleitoral. Na liderança, partido por partido: PTB, Newton Brandão; PDS, Célio dos Santos; PP, Valdenízio Petrolli; PMDB, Guido Levi Correa; PT, José Cicote; PDT, João Carlos Lernic.

EM 24 DE JANEIRO DE...
1957 - Fundada a Acascs (Associação Cultural e Artística de São Caetano do Sul).
1972 - Iniciadas as obras para instalação das Aldeias Infantis em Riacho Grande: as primeiras quatro casas de um total de 19.

Trabalhadores
74 - Alberto Tasca, de Mogi Mirim. Operário da Atlantis. Residia à Rua Maria, s/nº.
75 - Antonio Zanetti, de Casa Branca (SP). Operário da Rhodia. Residia à Rua Guatemala, 15.
76 - João Zaneto, de Campinas (SP). Operário da Fernando Hackradt. Residia à Rua Columbia, 345.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

HOJE 
Dia da Previdência Social, Dia da Constituição, Instituição do Casamento Civil no Brasil e Dia Nacional dos Aposentados.
- A primeira implantação de seguros sociais obrigatórios ocorreu em 1854, na Áustria.
- Em 24-1-1923 entrou em vigor a lei que criou a primeira caixa de aposentadorias e pensões no Brasil, beneficiando aos ferroviários. A lei é de autoria do deputado Eloi Chaves.
- Posteriormente, a lei de 1923 foi estendida a todas as categorias profissionais.
Por isso, o 24 de janeiro foi escolhido para a criação da Lei 6926, que cria o Dia Nacional dos Aposentados. Autor: deputado Benedito Marcilio, de Santo André.

Revista nova 
Na praça mais um número de Perseu, o sétimo, cujo dossiê tem como tema Mulheres, esquerdas, política e trabalho. A edição é da Fundação Perseu Abramo, com publicação do Centro Sérgio Buarque de Holanda. Contatos: www.efpa.com.br . 
Entre os artigos: narrativas femininas sobre os bastidores da militância política em 1968 na cidade de Osasco; uma profissão invisível, a dona de casa; a participação de Dilma Rousseff na luta contra a ditadura; mulheres do PT; mulher ganha menos e trabalha mais; o debate do aborto; uma classe de dois sexos; a luta e a militância de uma prostituta; agora eu sou uma estrela.

SANTOS DO DIA
Francisco de Sales, Feliciano da Úmbria e Urbano. 
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Cristo. Século 18. Origem: região de Mariana (MG). Madeira policromada.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;