Economia Titulo
Kia vai adiar a conclusão da fábrica na Bahia
Das Agências
19/01/2001 | 10:42
Compartilhar notícia


As autoridades brasileiras autorizaram a companhia automotiva sul-coreana Kia Motors Co. a adiar por dois anos, até 2003, a conclusão da construção de sua fábrica no Estado da Bahia, informou a firma asiática nesta quinta-feira.

O acordo foi obtido durante uma reunião realizada nesta quinta-feira entre o presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso e seu colega sul-coreano Kim Dae-Jung em Seul, explicou um porta-voz da Kia Motors.

Sem este acordo, a Kia Motors teria sido multada pelo Brasil em pelo menos US$ 72 milhões por não ter cumprido com o compromisso de construir a fábrica.

A sul-coreana Asia Motors, uma empresa que pertencia ao mesmo grupo que a Kia, começou a construção de uma fábrica em 1996, mas as obras atrasaram, em parte devido à falência da Kia Motor's, em julho de 1997.

A Kia tinha previsto investir um total de US$ 150 milhões na construção da fábrica do Estado da Bahia para produzir 30 mil mini-ônibus anuais.

O Brasil ameaçou multar a Kia depois de conceder isenções fiscais para a exportações de carros terminados, condicionadas à conclusão da obra.

Fernando Henrique chegou nesta quinta-feira à Coréia do Sul para uma visita de quatro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;