Internacional Titulo
Pegadas de animal pré-histórico de 15 mil anos são encontradas em praia argentina
Por Da AFP
30/01/2007 | 19:01
Compartilhar notícia


Nove pegadas de um animal pré-histórico chamado scelidotherium, que viveu há 15.000 anos, foram encontradas a cinco quilômetros do balneário de Monte Hermoso, ao sul da província de Buenos Aires, disse nesta terça-feira o diretor do Museu de Ciências Naturais desta cidade.

"São pegadas de 55 centímetros, que com as marcas do deslocamento do animal, chegam a 70 centímetros", explicou Vicente Di Martino, que encontrou as pegadas na praia situada a oeste de Monte Hermoso no domingo passado.

Di Martino explicou que "o scelidotherium foi um animal herbívoro que habitou esta região há 15 mil anos, tinha quase 3 metros de comprimento, era baixo, pesava 600 quilos e tinha um crânio fino e muito alongado".

O especialista contou que as pegadas ficaram descobertas devido à ação erosiva do mar, que retirou a camada de areia que as protegia.

A partir de agora, os especialistas se dedicarão à tarefa de copiar as pisadas com a aplicação de uma resina de poliéster que permitirá reproduzir em moldes as pegadas do animal extinto para expô-las na nova sede do Museu de Ciências Naturais, cuja abertura está prevista este ano.

"Podemos trabalhar com as pegadas umas quatro horas por dia porque no resto do tempo estão cobertas pela maré alta", disse Di Martino.

Na mesma praia foram encontradas nos anos 1990 pegadas humanas de 7 mil anos de antigüidade, que segundo o especialista são as únicas encontradas na América do Sul.

O gênero scelidotherium foi identificado em 1839 pelo paleontólogo inglês Richard Owen, com base em restos fósseis colecionados por Charles Darwin nos arredores da cidade argentina de Bahía Blanca (685 km ao sul de Buenos Aires).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;