Política Titulo Homem-forte
Candidato a vereador dá ordens na Prefeitura de Ribeirão Pires

Koiti Takaki, ex-secretário de Assuntos Estratégicos, determina pagamentos a fornecedores e segue com expediente

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
17/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Fora da Prefeitura de Ribeirão Pires desde abril para cuidar de sua campanha a vereador, o ex-secretário Koiti Takaki (PTdoB) continua como homem-forte do governo. Ele, inclusive, é quem negocia com fornecedores e autoriza pagamentos a empresas que prestam serviços à administração municipal.

Servidores da Secretaria de Finanças confirmaram que Koiti segue com atribuições dentro da gestão de Saulo Benevides (PMDB) embora não seja mais funcionário há quatro meses.

Ontem, a equipe do Diário telefonou para a Prefeitura e, dizendo ser parente de fornecedores do Paço, perguntou aos funcionários do setor quem poderia auxiliar sobre atraso no pagamento de serviços prestados. “Você pode entrar em contato com o prefeito (Saulo), com o (Valmir) Copina ou com o Koiti sobre isso. O Koiti, inclusive, costuma ajudar. Ele está sempre aqui (na Prefeitura)”, afirmou um servidor. Copina continua na gestão, como secretário de Governo.

Empresas credoras da administração ratificaram a informação de que é Koiti quem cuida desse tipo de negociação. O ex-secretário de Saúde e Higiene e de Assuntos Estratégicos segue responsável por ligar, dialogar e até autorizar pagamentos às companhias, mesmo fora, oficialmente, do governo. Algumas vezes a negociação de Koiti acontece por mensagens de celular.

Koiti é candidato a vereador pelo PTdoB e seu registro já foi protocolado junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – inclusive, ele disputará votos com seu filho, Koiti Takaki Júnior, também filiado ao PTdoB, sigla que está na coalizão da candidatura à reeleição de Saulo.

Procurado pela equipe do Diário, Saulo garantiu que Koiti não está mais na Prefeitura. “Não é verdade (que Koiti é responsável pela negociação com fornecedores). O Koiti está cuidando da campanha”, afirmou o peemedebista. Além do projeto rumo à Câmara, Koiti é um dos coordenadores da empreitada de Saulo em Ribeirão. O candidato a vereador pelo PTdoB não retornou aos contatos da equipe do Diário.

CRISE
Com graves problemas financeiros, a Prefeitura de Ribeirão Pires tem em sua lista empresas que não recebem há sete meses pelos serviços prestados.

No ano passado, por falta de pagamento, a AES Eletropaulo chegou a anunciar que iria cortar o fornecimento de energia aos prédios públicos. O caso foi solucionado minutos antes de os funcionários da concessionária desligarem a distribuição.

Por conta da crise financeira, Saulo renegociou o reajuste que havia prometido aos servidores. Também cortou estagiários e reduziu jornada de trabalho de servidores comissionados.

Câmara adia novamente votação de shopping e não instala CPI da Saúde

Vitória Rocha
Especial para o Diário

A Câmara de Ribeirão Pires adiou mais uma vez a votação do projeto de lei do prefeito Saulo Benevides (PMDB) para construção do shopping em terreno onde está localizada a antiga Fábrica de Sal e o presidente do Legislativo, José Nelson de Barros (PMDB), deu nova desculpa para a não instalação da CPI da Saúde, mesmo sob a decisão da Justiça de abertura imediata do processo.

Segundo o líder do governo, Hércules Giarola (PMDB), a postergação do texto que envolve a Fábrica de Sal se deu porque o governo não conseguiu votos suficientes para aprovação do projeto. “O Fórum deu parecer positivo para construção (do shopping) e a única coisa que precisa fazer é manter a fábrica. Mas ainda não conseguimos número de vereadores favoráveis”, disse, justificando o fato de a proposta ter voltado novamente para a pauta do Legislativo após ter sido retirada da Casa em maio.

Segunda-feira foi enviada mensagem aditiva à proposta de edificação do centro comercial, explicando que, segundo decisão da Justiça, a única ressalva para a consolidação do plano é a preservação da fábrica “e seu entorno, que será determinado no procedimento administrativo do tombamento perante o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico)”.

A sessão transcorreu conturbada, com interferência constante da população nas falas dos vereadores. Irritado, Zé Nelson não quis falar sobre a CPI no início da reunião – limitou-se a dizer que o item está sob os cuidados da Secretaria Jurídica da Câmara. “Foi votado um requerimento pedindo a CPI e vai ser votada uma resolução (para abertura) que está nas mãos dos desembargadores (no Tribunal de Justiça). Estou aguardando uma decisão dele. Não depende de mim”, disse Zé Nelson. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;