Setecidades Titulo
Estacionar é desafio de estudantes da UniABC
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
25/08/2005 | 08:02
Compartilhar notícia


O fechamento há uma semana de dois estacionamentos, um entre a avenida Industrial e rua Sumaré e outro na rua Sabará, em Santo André, levou o caos para o trânsito nas proximidades da UniABC (Universidade do Grande ABC). À noite, estudantes da instituição têm de enfrentar extensa fila e reclamam que não raras vezes perdem aulas porque têm apenas uma portaria disponível para entrar no estacionamento da faculdade. Com o encerramento das atividades dos espaços, as vans que transportam estudantes e que também usavam o local passaram a utilizar um dos estacionamentos da universidade. Procurada pela reportagem do Diário, a UniABC informou que não se pronunciará sobre o assunto.

De acordo com um comerciante que atua nas proximidades e pediu para não ser citado na reportagem, os dois estacionamentos foram lacrados há uma semana pela Justiça por falta de pagamento do aluguel. "Veio um oficial de Justiça e determinou o fechamento", comentou. Os galpões, ainda segundo o comerciante, pertenceram à metalúrgica Norton, que encerrou suas atividades no município.

A confusão no trânsito obrigou a Prefeitura de Santo André a intervir no local. No horário de maior movimento, entre 18h30 e 20h, funcionários do Departamento de Trânsito tentam desatar o nó na esquina da Industrial com a Sumaré. É que com a formação de fila única para entrar na universidade, alguns alunos ficam com receio de "perder a vez" e acabam travando o cruzamento.

O estudante de biologia Agnaldo Rubens de Sousa, 33 anos, afirmou ter perdido aulas por conta do tempo de espera na fila. "No semestre passado, perdi uma prova que começaria às 20h. Só consegui entrar às 20h40".

Na opinião do estudante, a UniABC deveria disponibilizar mais uma entrada para os alunos. "Na portaria 1 tem uma cancela de entrada e outra de saída. Poderiam liberar as duas para entrada, porque nesse horário o movimento maior é para quem está entrando. Além disso, há uma outra portaria para saída."

Segundo Sousa, os alunos já levaram a sugestão à reitoria da universidade. "Até o momento nada foi feito. Acho absurdo perder aula ou ter que deixar o carro na rua, correndo o risco de ser roubado. Se pagamos mensalidade, creio que temos o direito de deixar os carros em lugar seguro. Por que os motoristas das vans param lá dentro e nós temos de pegar fila ou deixar na rua quando não encontramos vagas?", questionou.

O estudante de Administração, Reinaldo Garuba Júnior, 40 anos, vive o mesmo drama. "Deviam liberar mais entradas para acabar com essa fila. Quem não consegue chegar cedo tem de parar o carro na rua. Pagamos caro os cursos e não temos nenhuma garantia".

Embora não enfrente a realidade dos estudantes, o motorista de uma das vans, Lemoel Guedes, 48 anos, concordou com as reivindicações. "Se abrissem uma cancela em outra portaria para entrada, ajudaria a resolver o problema dessa fila". Perguntado sobre o fato de os motoristas estacionarem no interior da universidade, disse: "Temos autorização". Ainda segundo Guedes, alguns motoristas também utilizavam os estacionamentos desativados.

Os alunos do período da manhã não enfrentam o mesmo problema. "Durante o dia sobra vaga. Tenho amigos que estudam à noite e eles comentaram sobre a dificuldade para estacionar", comentou quarta-feira pela manhã a estudante de enfermagem Eliane Alves, 30 anos. Segundo ela, a universidade cogitou no passado a possibilidade de cobrar o estacionamento dos estudantes. "Fizemos abaixo-assinado e desistiram da idéia".

A Prefeitura de Santo André informou que está fazendo um levantamento, que deverá ser divulgado nos próximos dias, sobre se os dois estacionamentos fechados funcionavam de forma regular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;