Internacional Titulo
Milhões de hindus se banharam nas águas sagradas na Índia
Das Agências
14/01/2001 | 15:41
Compartilhar notícia


Mais de cinco milhões de peregrinos hindus se banharam este domingo nas águas sagradas do rio Ganges, no primeiro “banho real” da peregrinação “Maha Kumbh Mela”, a maior reunião religiosa do mundo, que se prolongará até o dia 22 de fevereiro, no Norte da Índia.

Os organizadores previram que entre 8 e 10 milhões de peregrinos farão as abluções prescritas pela religião hindu antes do fim do dia nas águas frias do ponto de confluência do Yamuna com o Ganges.

Sob a direção dos Naga sadhus (homens santos nus), o “banho real” deste domingo é o primeiro dos quatro previstos ao longo da peregrinação, que tem 42 dias de duração.

O momento do “banho real” deste dia corresponde ao momento em que, segundo os hindus, as águas contêm o elixir da vida eterna, produto do mítico combate entre deuses e demônios.

Tomar um banho nesta época no lugar santo é considerado como de muito bom augúrio para purificar os peregrinos de seus pecados.

O banho ritual começou depois da meia-noite e, segundo Jeeves Nanda, chefe administrativo da peregrinação, pelo menos oito milhões de pessoas terão cumprido o ritual sagrado ao anoitecer deste domingo.

Espera-se a participação de 70 milhões de fiéis na peregrinação, que se realiza de doze em doze anos, muito especial em que se produzem conjunções planetárias particulares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;