Cultura & Lazer Titulo
Ana Soul mostra seus tons
Por Adriana Feder
Especial para o Diário
16/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A cantora e compositora Ana Soul, de Santo André, fará show de lançamento do seu primeiro disco no Teatro Municipal de Santo André, quinta-feira, às 21h. O ingresso custa R$ 15, preço que também garante um CD. 
Intitulado 'Meus Tons', o disco autoral contém 12 faixas e é recheado de participações, como as dos músicos Maurício Gasperini (Rádio Táxi) e Marco Mattoli (Clube do Balanço). Com sua voz delicada e letras românticas, a intérprete toca música popular brasileira misturada a vários outros ritmos, como samba, samba-rock, soul, rap, rock e bolero. 
Mas muito antes de se tornar cantora de MPB tocando em barzinhos, Ana entrou no mundo da música por meio do hip hop, logo que o ritmo se tornou popular no Brasil, durante os anos 1980. "Aos 12 anos, eu participava dos encontros na Praça São Bento, no centro de São Paulo, onde o pessoal dançava break e fazia um rap. Sempre acompanhava Thaíde, MC Jack, e o grupo Sampa Crew", lembra.
A compositora se identificou com o rap e passou a criar suas próprias letras. "De tanto ver aquela brincadeira com as palavras, e pela minha facilidade de rimar, percebi que poderia compor". O gênero ainda está presente na produção da cantora. Prova disso é a música 'Imagina', do disco, que traz a participação do rapper Tig Tchelão. 
Na quinta-feira, ela sobe ao palco para apresentar todas as faixas de seu disco ao lado dos outros 11 integrantes da banda. A cantora vê essa profusão de músicos no palco de forma positiva. "Eu acho bacana essa formação porque cada um tem sua identidade, sua maneira de tocar. Então isso não torna uma poluição, mas sim uma energia muito boa", afirma. Haverá momentos de solos instrumentais, como os do pianista Ricardo Castellanos e do saxofonista Flavio Bala. Marco Matolli e Tig Tchelão também estarão presentes no palco. Além disso, dois bailarinos da Cia Dance4Fun farão apresentações durante algumas músicas. 
"Tantos nomes não cabem dentro desse samba/ Bem modesto também um pouco vagabundo/ Mas não posso deixar de homenagear estes que fazem parte do meu mundo". Este é um trecho de 'Meu Samba', música presente no disco que faz referências a nomes como Cartola, Adoniran Barbosa , Elis Regina e Chico Buarque. "Na verdade o CD todo acabou virando uma homenagem àqueles que me inspiram", resume Ana Soul, que adotou o segundo nome por fazer sua música "com a alma".
Ana Soul - Show Lançamento do CD Meus Tons. No Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário. Quinta-feira, às 21h. R$ 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;