Cultura & Lazer Titulo Diverso
Música, teatro e ciranda

Espetáculo 'Cirandar', de Magno Camilo, traz estudo sobre
o rito folclórico para o Sesc Santo André neste domingo

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
29/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A brincadeira de ciranda atinge outro patamar nas mãos de Magno Camilo. Após longo estudo do rito folclórico que pouco encontra espaço no âmbito cultural, o mestre cirandeiro de São Bernardo transformou seu trabalho de conclusão do curso de música da Faculdade Paulista de Arte, realizado em 2008 de maneira coletiva, em base para a elaboração de um espetáculo que mescla nos palcos elementos de música, teatro, literatura de cordel e diferentes tipos de dança.

O resultado do projeto é "Cirandar", que entra em cartaz no Grande ABC pela primeira vez amanhã, às 16h, com apresentação única na área de convivência do Sesc Santo André. O show é aberto para todas as idades e a entrada é franca.

"Trata-se de uma arte que todo mundo conhece, mas que quase não há material para se estudar. Basicamente, é uma cultura oral. Estamos ajudando a manter viva essa tradição", afirma Camilo.

No palco, integrantes do grupo formado por Marcio Dantas, Tatiana Cotrim e Claudia Nwabasili, além de Camilo, dividem momentos para cantar e comandar a agitada brincadeira. Alguns também são responsáveis por narrar pequenas histórias de cordéis, como o que abre a apresentação, contando uma das hipóteses da chegada da arte ao Brasil.

Mas não somente os artistas é que dão vida às cirandas. A interação com o público surge de maneira natural: com as pessoas sendo convidadas a entrarem nas rodas. "O tema tem um certo preconceito pois as pessoas pensam que é algo menor, infantil. A ideia é informar, explicar, mostrar e depois trazer todos para dentro desse universo. Após conhecer melhor a ciranda, todos acabam se jogando."

Um dos destaques de "Cirandar" fica por conta da trilha sonora. Músicas típicas da arte, caso da clássica "Ciranda Cirandinha", embalam a sessão, assim como três canções compostas por Camilo - que assina a direção-geral do espetáculo - especialmente para a trilha sonora executada ao vivo por banda com guitarra, baixo, violino e trompete, entre outros instrumentos.

Cirandar - Dança. Amanhã, às 16h. No Sesc Santo André (área de convivência) - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;