Setecidades Titulo Transporte
Metrô no Grande ABC
prevê tomar 51 áreas

Projeto inicial possui 200.876 m² passíveis de desapropriação
na região e na Capital, mas o plano foi realizado há dois anos

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
29/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O projeto funcional realizado pelo Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) para a implementação da Linha 18-Bronze, que vai ligar o Grande ABC à Capital através de monotrilho, possui 51 áreas passíveis de desapropriação em São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. Estes locais somam 200.876 metros quadrados de território.

Porém, este plano, que foi realizado há dois anos e contratado pela Prefeitura de São Bernardo, é apenas inicial. O documento fornece preliminarmente informações aproximadas do traçado, quantidade e proposta de localização de estações e demanda.

Nos dias 2 e 13 de fevereiro houve acolhimento e publicação da MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada) por parte de 12 empresas interessadas em realizar Laudo Macro de Avaliação de Áreas para Desapropriações. O prazo para apresentação desses estudos é meados de junho. A partir daí, a empresa escolhida fará o projeto básico, que estabelecerá o traçado definitivo e a localização exata das estações e seus acessos.

"A geometria deste tipo de veículo exige continuidade. Nem sempre é possível alterar o plano de desapropriações. Porém, normalmente, durante a elaboração do projeto executivo, são realizadas várias análises para adequar o traçado no intuito de minimizar grandes impactos. Isso é comum no processo de construção deste equipamento", relatou Creso Peixoto, especialista em mobilidade urbana e professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Prefeitura - As prefeituras de Santo André, São Caetano e São Bernardo comunicaram que a elaboração do projeto básico, executivo, detalhamento sobre as desapropriações e decreto de utilidade pública são de responsabilidade do governo do Estado.

Porém, o Metrô informou que está recebendo uma série de demandas das administrações municipais do Grande ABC, sugerindo pequenas alterações que serão consideradas no desenvolvimento do projeto. De acordo com a estatal, eventuais obstáculos ou dificuldades para implantação da linha poderão ser equacionados na elaboração do projeto básico.

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou, na terça-feira, repasse de recursos no valor de aproximadamente R$ 1,7 bilhão ao governo do Estado para a implementação da Linha 18-Bronze do Metrô no Grande ABC. As obras do monotrilho serão financiadas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Grandes Cidades.

 

Áreas importantes - Na lista inicial de áreas passíveis de desapropriações, o Metrô relacionou: parte da Faculdade de Engenharia Mauá, em São Caetano, pedaço do núcleo habitacional Bom Pastor, em Santo André, e prédio residencial de 30 andares localizado na Avenida Aldino Pinotti, Centro de São Bernardo, que foi entregue em dezembro.

A companhia estadual ressaltou que, neste momento, qualquer afirmação sobre desapropriações é precipitada. Porém, o Metrô assegurou que não será preciso desocupar a referida torre de apartamentos na Aldino Pinotti.

 

 

 

Moradores pretendem debater trajeto

Moradores de São Bernardo, uma das cidades que receberão a Linha-18 Bronze do Metrô no Grande ABC, resolveram formar um grupo para buscar melhorias às áreas que serão afetadas. Contando com cerca de 250 pessoas, a comissão São Bernardo Melhor pretende iniciar diálogo com o governo do Estado para tentar minimizar os impactos no município com a chegada do equipamento de mobilidade urbana.

"Não somos contra o monotrilho. Sabemos que será algo bom. Só queremos lutar para que ele não traga problemas aos moradores da cidade. Resolvemos nos juntar e buscar todas as informações necessárias sobre a obra para saber o que será afetado", disse o urbanista Antonio Jantalia, 31 anos, presidente do movimento.

O grupo formado por moradores do Centro, Jardim do Mar e Rudge Ramos, pretende dialogar com o Metrô (Companhia de Metropolitano de São Paulo) sobre as compensações socioambientais que serão feitas nas regiões da cidade. "Sabemos que para realizar a obra são necessárias melhorias em troca. Estaremos atentos para saber o que poderá ser feito", relatou Jantalia.

O grupo pretende aguardar a conclusão do projeto executivo para decidir se vão reivindicar. "Vamos esperar a definição do trajeto e o anúncio das áreas que serão desapropriadas. Se existir algo que nos prejudique, vamos apontar alternativas de mudanças nos planos, pois também estamos estudando isso há um bom tempo", explicou.

Com a previsão do traçado do monotrilho passar pela Avenida Aldino Pinotti, onde várias torres residências e comerciais existem e estão em processo de construção, os moradores estão preocupados com desocupações em locais recém-inaugurados. "O meu apartamento foi entregue em dezembro e ainda nem peguei as chaves. Pelo projeto inicial, o prédio consta nas áreas passíveis de desapropriação. Como vão derrubar algo que acabou de ser erguido?", questionou Felipe Nyitray, 29, que também faz parte do grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;