Política Titulo
Vizinho 'informa' vida de Roberto Jefferson
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
19/07/2005 | 08:39
Compartilhar notícia


Após o início das denúncias de corrupção feitas pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB), uma nova figura começa a ganhar destaque no cenário político. Não se trata de nenhum deputado ou senador envolvido em suspeitas de mensalão, mas de um informante privilegiado. Há exato um mês o publicitário Ricardo Serran Lobo ganhou notoriedade ao dividir o que apenas ele vê todos os dias: a movimentação do apartamento de um vizinho ilustre, o próprio deputado Roberto Jefferson. Para isso, criou um blog (diário virtual) na internet contando os passos do inquilino do sexto andar do bloco I, na 302 Norte. Com o título Vizinho do Jefferson (www.vizinhodojefferson.blogger.com.br), o site conta, por exemplo, o momento em que o parlamentar começa a cantarolar, que horas faz seus alongamentos ou até mesmo a intensa movimentação de jornalistas na porta de casa.

Mesmo com experiência em marketing, Ricardo não imaginava que o site daria tanta repercussão. "Minha rotina mudou completamente desde o dia 19 do mês passado, já que o blog ganhou personalidade própria. Até meus filhos ficaram em segundo plano", brinca o publicitário, pai de gêmeos de cinco anos. Separado, Lobo hoje mora sozinho em um apartamento de quarto e sala, com 70 metros quadrados. O do vizinho parlamentar, segundo ele, tem mais de 250 metros quadrados.

Aliás, foi por causa do nascimento dos filhos que Lobo decidiu ir para Brasília. Hoje trabalha como web writting (formatação e estilo na internet, arquitetura da informação e conteúdo) e realiza workshops. "Está difícil conciliar trabalho com a atualização do blog, mas estou adorando", diz o publicitário, formado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Apesar de dizer que o sucesso surgiu por acaso, em pelo menos uma história garante que o marketing pessoal foi proposital. Na posse de Lula, em janeiro de 2003, achou que poderia faturar algum dinheiro. "Mandei fazer 400 camisetas com a estrela do PT, a faixa presidencial e os dizeres: 'Eu fui - Brasília, 01/01/03'. Vendi todas as peças e paguei direitinho os impostos", assegura. "O José Genoino (ex-presidente do PT) queria uma camiseta de graça, mas não dei. Ele acabou não comprando", lembra.

Mesmo com o sucesso, não conseguiu uma entrevista exclusiva com Jefferson. "Tentei por duas semanas entrevistá-lo, mas ele não manteve o espírito da boa vizinhança. Agora quem não quer mais sou eu", garante, que já é reconhecido por alguns parlamentares, como a senadora Heloísa Helena (PSOL–AL).

Desde que instalou um contador na página da internet, no último sábado, o blog já contabilizou mais de sete mil acessos. Por dia, são mais de 150 e-mails recebidos. Perguntado sobre o que o deputado estava fazendo nesta segunda-feira à tarde, respondeu de imediato: "Até agora, o vizinho não chegou. Mas quando chegar, informo no blog".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;