Política Titulo Ribeirão Pires
Roncon fecha com PTB para ser vice de Kiko

Vereador sela acordo com Campos Machado para presidir diretório e compor chapa de oposição a Saulo Benevides

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
07/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Vereador de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon vai trocar o PR pelo PTB para ocupar o cargo de vice na chapa a ser encabeçada pelo ex-prefeito de Rio Grande da Serra e pré-candidato ao Paço de Ribeirão, Adler Kiko Teixeira (hoje no PSC, prestes a se filiar no PSB). O acordo foi selado na quinta-feira entre Kiko, Roncon e o presidente do PTB paulista, Campos Machado, prevendo ainda que o parlamentar presida o diretório petebista na cidade.

A expectativa é que a dobrada conte com apoio do ex-vice-prefeito de Ribeirão Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS). Kiko e o popular-socialista firmaram compromisso para lançar candidatura única da oposição a fim de impedir a reeleição do prefeito Saulo Benevides (PMDB) no ano que vem. “O Campos sempre foi meu amigo. Fiquei muito feliz com essa abertura dele para o Gabriel, vereador que tem feito um trabalho muito atuante na Câmara e será um bom nome para ser meu vice em 2016”, frisou Kiko.

Vereador em primeiro mandato na Casa, Roncon compunha a base governista de Saulo no Legislativo até o primeiro semestre deste ano. A partir de então, o ainda republicano mudou de postura, passou a criticar a gestão e tem votado contrário, inclusive, a projetos do Executivo.

A iminente ida do parlamentar para o PTB deve ocorrer em breve. Roncon aguarda possível abertura de janela partidária, que tramita no Congresso Nacional. Se aprovada, deputados e vereadores que pretendem disputar o pleito do ano que vem teriam prazo temporário para trocar de legenda sem correr o risco de perder o mandato.

Roncon não foi localizado para comentar o assunto.

CLÃ TEIXEIRA
A candidatura de Kiko ao Paço de Ribeirão já era dada como certa caso não conseguisse se eleger deputado federal em 2014. No pleito do ano passado, o social-cristão não garantiu cadeira em Brasília, mas recebeu 6.558 votos só em Ribeirão Pires.

A nova investida eleitoral do ex-prefeito se assemelhará à trajetória política do irmão, Aarão Teixeira. Seis anos depois de deixar o comando da Prefeitura de Rio Grande (governou entre 1977 e 1982), Aarão também disputou o posto de prefeito em Ribeirão, em 1988, pelo PDT. Na época, ficou em quinto lugar na disputa – obteve 7,4% dos votos (cerca de 3.000 sufrágios).

Em sondagem realizada pelo DGABC Pesquisas, publicada em agosto pelo Diário, Kiko lidera as intenções de voto com 21,8%, num cenário de disputa com Saulo Benevides e os ex-prefeitos Clóvis Volpi (PTB-2005-2012) e Maria Inês (PT-1997-2004). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;