Setecidades Titulo Desafio de Redação
Médica recomenda cuidados durante exposição ao sol

Em palestra para alunos da EE Professora Therezinha Sartori, em Mauá, especialista do Hospital Brasil indica uso do protetor solar

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Os cuidados para exposição ao sol sem prejuízos foi um dos temas abordados na palestra ministrada pela cardiologista do PS (Pronto-Socorro) do Hospital Brasil, da Rede D’or, Ariadne Stacciarini, na tarde de ontem. A especialista foi responsável pelo penúltimo encontro dos 14 previstos na oitava edição do Desafio de Redação, realizado com alunos da EE Professora Therezinha Sartori, em Mauá.

De acordo com Ariadne, apesar de ser responsável pela vitamina D no organismo, o sol em excesso traz problemas, como o câncer de pele. “A camada de ozônio está sendo destruída pela ação do homem, então os raios solares estão cada vez mais fortes. Precisamos usar filtro solar sempre”, alerta a especialista. A recomendação é para que até mesmo pessoas com tom de pele escuro abusem do bloqueador solar com fator alto de proteção.

Cerca de 120 alunos dos 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 14 anos, lotaram o anfiteatro da escola para ouvir as dicas da médica e tirar dúvidas. A palestra abordou ainda temas como importância da alimentação saudável, prática de exercícios físicos e boas horas de sono para a saúde.

“Foi importante saber sobre hipertensão e diabetes para orientar meus avós”, considera o aluno do 7º ano Bruno Araújo, 13. Além disso, ele destaca que a conversa trouxe para ele a preocupação sobre comer alimentos saudáveis, até então deixada de lado.

Para a estudante do 5º ano Maria Eduarda Ruiz, 11, a palestra ajudará no controle do colesterol alto, doença com a qual convive desde os 7 anos. “Tenho que evitar gordura e besteiras como o refrigerante”, diz.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil. Neste ano, o concurso literário, cuja aplicação de provas terminou no dia 10, estimulou os jovens a escrever sobre o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

Professores concorrem em categoria especial

Além dos estudantes, os professores também serão premiados pelas melhores redações na cerimônia agendada para o próximo dia 18. Os docentes da EE Professora Therezinha Sartori, em Mauá, estão ansiosos pela data, tendo em vista a participação massiva dos mestres: dos 95 educadores da escola, 50 produziram textos para o concurso literário.

Uma das professoras empenhadas é Rita de Cássia Fiacadori, docente de Português. Segundo ela, o tema escolhido para o desafio integra projeto político pedagógico da unidade de ensino. “Temos uma horta, então os alunos associaram fácil a questão da qualidade de vida com alimentação saudável. Sempre digo a eles que a saúde é uma sementinha que se planta hoje para colher no futuro”, ressalta.

Um dos principais benefícios destacados pela professora de Português e Inglês Helena Kanomato é a aproximação entre docentes e alunos. “O papel do educador é ser exemplo. Eles ficam mais entusiasmados em saber que também estamos produzindo”, comenta.

Originalmente, a cerimônia estava programada para ocorrer no dia 5, mas a data foi modificada para atender pedido da comissão julgadora, que precisou de mais tempo para avaliar os textos. A premiação ocorrerá no Ginásio Milton Feijão, no bairro Olímpico, em São Caetano, a partir das 15h. A festa será comandada por André Vasco, ex-VJ da MTV e que apresenta os programas Top 20 e Sabe ou Não Sabe, ambos na Band.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;