Economia Titulo
S.Bernardo puxa vendas do Dia das Crianças na região
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
14/10/2004 | 09:42
Compartilhar notícia


O comércio varejista de São Bernardo foi o destaque do movimento de compras no Dia das Crianças no Grande ABC, conforme os primeiros balanços divulgados pelas associações comerciais da região. Dados da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) indicam crescimento de 3% nas vendas na comparação com o registrado no ano passado. O resultado final, no entanto, ainda está sendo tabulado pelo departamento de estatísticas da entidade. O desempenho negativo foi registrado em Diadema, onde houve queda de 2,73% nas vendas, segundo a Acid (Associação Comercial e Industrial de Diadema).

A expansão das vendas na região foi impulsionada principalmente pela comercialização de brinquedos populares - sobretudo carrinhos e bonecas -, cujos preços giram em torno de R$ 10 a R$ 30.

Em Santo André, as consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) cresceram 9% na comparação com 2003. Já o sistema Telecheque computou aumento de 11% nas consultas feitas neste ano, informou Luiz Antonio Sampaio da Cruz, gerente-executivo da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Sampaio da Cruz classificou o movimento no Dia das Crianças como "muito bom", e os consultores da Acisa e os lojistas andreenses já projetam bons negócios nas vendas de fim de ano. "O Dia das Crianças deu uma injeção de ânimo nos lojistas e trouxe de volta o otimismo quanto às vendas de fim de ano", frisou o gerente-executivo.

Segundo o gerente da rede de lojas Nivaldir, de Santo André, Élvio Antônio Francisco, as vendas no Dia das Crianças deste ano foram melhores que as registradas nos três anos anteriores. A variedade de produtos e a facilidade de pagamento impulsionaram os negócios. "Registramos uma grande diversidade nas vendas. Havia comprador para todo tipo de presente, embora os mais baratos tenham sido os grandes responsáveis pelo aumento no movimento", disse Francisco.

As associações comerciais de São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não informaram o volume de consultas ou de vendas nos respectivos municípios. Já a Alshop (Associação de Lojistas de Shoppings do Estado de São Paulo) informou que até esta quarta os shoppings centers não haviam fechado o balanço das vendas. No entanto, a expectativa do setor é cravar crescimento médio de 7% a 10%.

Comparação - A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) divulgou nesta quarta uma sondagem que aponta elevação de 2,6% no faturamento do varejo no Dia das Crianças, na capital. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 com 120 lojistas.

O levantamento coincide com um dado de vendas captado no Grande ABC. O setor de semiduráveis - que inclui brinquedos, roupas e calçados - foi o que teve melhor desempenho na cidade, com aumento de 2,8%. Os bens duráveis - eletroeletrônicos - cresceram 2,4%.

A Fecomercio, no entanto, destaca que o movimento do Dia das Crianças ficou aquém de outras datas âncoras, que tradicionalmente impulsionam as vendas do varejo. Na comparação com o ano passado, o campeão de vendas no ano continua sendo o Dia das Mães, que registrou aumento de 3,6% - em 2003, houve retração de 8,27%. Em seguida vêm o Dia dos Pais (3,4% ante -5,40% no ano passado) e Dia dos Namorados (2,8% contra -5,08%).

As expectativas dos lojistas agora se concentram no Natal, cujo movimento é impulsionado pelo pagamento do 13º salário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;