Esportes Titulo Basquete
Bruno Guidorizzi põe fim à era Laís/Arilza no basquete

Depois de 32 anos seguidos sob o comando
da dupla, equipe andreense tem novo treinador

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
30/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Nos últimos 32 anos o basquete feminino de Santo André só havia sido comandado por Laís Elena e Arilza Coraça. Hoje, cabe a Bruno Guidorizzi sentar no banco de reservas e dar continuidade ao trabalho de uma das equipes mais tradicionais da modalidade, que atualmente disputa a Liga Nacional.

O jovem treinador, 32 anos, nasceu no mesmo ano em que Laís Elena assumiu o comando técnico da equipe andreense. De longe, ele aprendeu muito com ela, esteve à frente das Seleções Brasileiras de base e teve seu ápice com o título do Campeonato Sul-Americano com o time sub-17, no fim de 2015. O trabalho rendeu convite para ser auxiliar de Arilza Coraça em 2016. Agora foi promovido a treinador na Liga Nacional.

“Me sinto muito honrado, porque vim para Santo André a convite delas (Laís e Arilza). É especial, uma alegria estar com elas no dia a dia, um aprendizado contínuo e um desafio enorme manter essa tradição. Mas com elas dando suporte fica bem mais tranquilo”, ressaltou Guidorizzi.

Mais do que suporte, Laís dá conselho, orienta e só não entra na quadra porque o regulamento não permite. No cadastro da equipe na Liga ela ocupa a função de auxiliar técnica, faz jus ao cargo e tenta passar instruções durante as partidas, mesmo da arquibancada. Arilza Coraça, supervisora do time, é mais contida, assiste aos jogos, mas fala menos com as atletas.

“Não me incomodo (com as interferências). Não fosse a Laís e a Arilza o basquete em Santo André não existiria. Elas não estão diretamente na quadra, mas estão trabalhando fora para que a modalidade aconteça em alto nível e que a gente consiga representar Santo André no basquete feminino”, comentou ele, lembrando da dificuldade que o time atravessou em 2016, quando o grupo ficou sem receber salários.

Um dos diferenciais de Guidorizzi é justamente a facilidade em trabalhar com atletas jovens, que representam a maioria do elenco do Santo André. “Acho que elas (Laís e Arilza) viram o bom relacionamento com as jogadoras da base e esse foi o caminho natural para eu poder assumir o time. Facilita bastante o diálogo que mantenho com as mais novas, conheço essas jogadoras desde a base, minha formação foi junto com elas, então fica mais fácil.”

Veterana vira auxiliar de luxo, mas evita interferir no trabalho

Quem conhece Laís Elena sabe que ela não ficaria longe do basquete feminino mesmo depois da aposentadoria. Já dava palpites no time no ano passado, quando sua fiel escudeira, Arilza Coraça, assumiu o comando técnico e Bruno Guidorizzi era auxiliar. Hoje, mesmo como diretora adjunta da secretaria de Esportes da Prefeitura, ela não perde um jogo e sempre orienta as atletas.

“Isso aqui (basquete) é a minha vida”, ressaltou ela, antes de elogiar Bruno. “Ele é um cara muito estudioso, acostumado a trabalhar com as jogadoras mais novas, teve uma período ótimo nas Seleções Brasileiras de base e tem muito conhecimento. Por isso que foi convidado para assumir o time. Mas é claro que ainda falta um pouco de experiência e, sempre que posso, estou nos jogos para dar uma força”, explicou Laís.

Para dar autonomia ao treinador e evitar misturar as coisas, Laís tenta ficar na arquibancada. Mas, na medida em que o jogo se torna difícil, ela desce para a quadra e fica sentada na tradicional cadeira de plástico localizada no escanteio da quadra onde seu pai, já falecido, acostumava a ver seus jogos quando ela era a técnica. “Minha vivência no esporte me faz perceber algumas coisas no jogo e quando sinto que posso ajudar eu chamo a atleta e falo”, explicou Laís.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;