Cultura & Lazer Titulo Até janeiro
Arte nos detalhes

Santo André recebe exposição de obras em mosaico na Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
02/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Um universo de cores formado por pequeninos e delicados fragmentos. É isso o que dá vida às obras de arte que ilustram a exposição Mosaico Sem Mitos – Do Romano ao Bisantino, que toma conta da Casa do Olhar Luiz Sacilotto até dia 5 de janeiro.

As peças são resultado de oficina ministrada pela artista andreense Cristina Passaretti com 15 alunos. Formada na Scuola Mosaicisti del Friuli, na Itália, ela, que também assina a curadoria da mostra, conta que os trabalhos são realizados respeitando a tradição e a evolução da arte dos mosaicos, desde a técnica, que utiliza ferramentas específicas desenvolvidas por volta do século 3, como como alicates e martellina (tipo de martelo), E os materiais utilizados são mármore, outros materiais nobres como o esmalte veneziano e o ouro, além de outros materiais de vidro.

Apaixonada pela arte dos mosaicos, a artista explica ser necessária paciência para esse tipo de trabalho. O tempo de conclusão de uma obra em mosaico depende da técnica, do nível de detalhamento e dificuldade exigidos. “Um rosto, por exemplo, medindo cerca de 30 cm x 40 cm, leva em torno de 150 horas trabalhadas”, conta.

“Os trabalhos expostos são o resultado desta formação, e mostram bem a evolução de cada artista dentro deste universo do mosaico. Também exponho alguns trabalhos meus nesta exposição”, conta Cristina. Ela explica que a exposição está dividida por áreas que representam a evolução do mosaico em cada um dos períodos: Romano, Bizantino, Contemporâneo. “Uma das áreas é dedicada aos rostos, nos diversos estilos”, encerra.

Mosaico Sem Mitos – Do Romano ao Bisantino – Exposição. Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto – Rua Campos Salles, 414, Santo André. Até dia 5 de janeiro. Visitação de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. Entrada gratuita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;