Internacional Titulo
Caso Fujimori: Peru pode recorrer à Corte de Haia
Da AFP
26/12/2004 | 18:36
Compartilhar notícia


O Peru deve recorrer à Corte Internacional de Haia para que o Japão faça a extradição do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), declarou neste domingo o novo procurador anticorrupção, Antonio Maldonado.

"Na minha opinião, já chegou o momento de ir à Corte Internacional de Justiça de Haia. Entretanto, a ação deve ser uma resposta articulada e integral das autoridades peruanas", disse Maldonado.

O procurador se pronunciou a favor de recorrer ao tribunal diante da demora do governo do Japão em responder o pedido de extradição apresentado por Lima em julho de 2003.

O funcionário fez um apelo para que Tóquio responda antes do fim do primeiro trimestre de 2005. Do contrário, assumiria que o pedido peruano foi recusado. "O Estado japonês tem que dar uma resposta o mais rápido possível, ao meu ver, isto não deve passar dos primeiros meses do ano que vem, que é um prazo razoável", acrescentou o procurador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;