Economia Titulo
Fiesp confirma mais dois nomes do ABC para representação regional
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
14/12/2004 | 10:39
Compartilhar notícia


A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) definiu duas novas diretorias regionais para o Grande ABC. Rinaldo Dini, diretor da Metalúrgica Zilo, é o representante da federação em Diadema. Fernando Trincado Simon, proprietário da confecção Micky-How, é o de São Caetano. A escolha foi confirmada nesta segunda em reunião do Depar (Departamento de Ação Regional) da entidade, em São Paulo. Os dois empresários foram procurados pelo Diário, mas não foram localizados.

Com as duas diretorias, a região soma quatro regionais na nova estrutura de representação da Fiesp. Na semana passada foram anunciadas a de São Bernardo, que tem como diretor Hermes Soncini, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de São Bernardo e Região e também secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município; e a de Santo André, cujo representante é Antonio Carlos Henriques, presidente do Sipan (Sindicato da Indústria de Panificação de Santo André e Região). Os nomes foram decididos pelo conselho do Depar com a aprovação do presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

No mês passado, o Diário antecipou a criação das diretorias regionais da Fiesp a partir de uma articulação por empresários do Grande ABC ligados a Skaf. A criação da nova estrutura é reflexo da divisão na eleição do sistema de representação da indústria, que gerou pela primeira vez um presidente para o Ciesp (Cláudio Vaz) e outro para a Fiesp (Paulo Skaf).

Missão - A próxima missão das diretorias indicadas é decidir até o final de janeiro os conselhos que irão compor as respectivas regionais. Os conselhos serão formados por 20 empresários. Para reuni-los, será utilizada a estrutura do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Em São Bernardo, Soncini diz que está em fase de levantamento uma lista de empresas que serão convidadas a compor o conselho, inicialmente as que já integram o Sistema S (Sesi/Senai). No entanto, a intenção é agregar outras e mesclar vários segmentos industriais. "Queremos chamar mi- cros e pequenas empresas de vários segmentos, como autopeças, plástico e móveis, para que todos possam apresentar suas solicitações", acrescentou.

Coordenação regional - A segunda reunião do Depar, realizada nesta segunda (a primeira aconteceu na semana passada), teve como objetivo definir 50 diretorias que vão costurar a atuação da Fiesp em todo o Estado. As diretorias regionais não terão sede física, mas serão representadas por empresários, cuja atuação está sendo delineada. A indicação preliminar é a de que a representação se dará por regiões, formadas por um ou vários municípios.

A atuação da diretoria regional terá formato diferente dos Ciesps, que no Grande ABC tem quatro representações - Santo André, São Bernardo, Diadema e São Caetano -, cuja estrutura é composta por mais de um diretor por regional, além dos conselhos de empresários.

O diretor titular do Depar disse que as regionais não vão seguir a lógica do Ciesp. "Vamos privilegiar novo rearranjo para que as reivindicações do setor industrial se tornem mais coerentes", explicou. Henriques, do Sipan, também considera que deve haver uma atuação independente já que a atuação não terá relação com os Ciesps.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;